Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Glacielli Thaiz Souza de-
dc.date.accessioned2022-10-27T21:36:45Z-
dc.date.available2022-10-27T21:36:45Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Glacielli Thaiz Souza de. O (re) nascer das flores de lótus: a construção de trajetórias e vivências no processo de formação profissional em serviço social. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30029-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the trajectories and experiences built by women students of the Social Work course for the permanence and conclusion of higher education. The motivating trigger for the research was built from the researcher’s experience in the classroom in an undergraduate course in Social Work, taking as a stage the dialogues of the students in the face of the daily challenges to conclude the studies. Scenario that instigated the need to study collective and individual experiences that are preponderant in the social work training process of the interviewees. Bearing in mind that the history of access to schooling for the female universe is built by a context of struggles and resistance, understanding the processes that were outlined by these women to achieve their goals can help to unveil issues of gender, race, social class, cultural context, that intertwine the living spaces of these women and that may be being naturalized. In this sense, the gender perspective and its consequences constitute the theoretical basis of this research. Which is established a quantitative and qualitative research, initially a quantitative survey was carried out in relation to social workers who graduated in Social Work at a Private Education Institution located in the city of Curitiba between the years 2010 until 2019, identifying a universe of 160 professionals, which resulted in a sample of 60 online questionnaires answered. Thus, the work proposes to highlight trajectories and experiences of women’s struggles and resistance for access to formal education, publishing that in the face of difficulties and diversities faced by them, such as: racial, gender, sex, class discrimination, among others, these women went through the academic process of graduation and achieved their goals. Therefore, the relevance of enabling themes that include women as a source of research and knowledge is increasingly perceived in the academic locus, as these academic productions envisioning their singularities, pluralities and differences that are constructed in the process of their historicity’s.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectMulheres na educaçãopt_BR
dc.subjectServiço social - Orientação profissionalpt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectFeminismo e educaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectWomen in educationpt_BR
dc.subjectSocial service - Vocational guidancept_BR
dc.subjectGroup identitypt_BR
dc.subjectFeminism and educationpt_BR
dc.subjectWork - Social aspectspt_BR
dc.subjectOccupational trainingpt_BR
dc.titleO (re) nascer das flores de lótus: a construção de trajetórias e vivências no processo de formação profissional em serviço socialpt_BR
dc.title.alternativeThe (re) born from lotus flowers: the building of trajectories and vivences in the process of vocational training in social servicept_BR
dc.title.alternativeEl (re) nacimiento de las flores de loto: la construcción de trayectorias y experiencias en el proceso de formación profesional en el servicio socialpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar as trajetórias e vivências construídas por mulheres estudantes do curso de Serviço Social para a permanência e conclusão do ensino superior. O gatilho motivador para a pesquisa se construiu a partir da experiência da pesquisadora em sala de aula em um curso de graduação em Serviço Social, tendo como palco os diálogos das discentes diante dos desafios cotidianos para concluírem os estudos. Cenário que instigou a necessidade de estudar vivências coletivas e individuais preponderantes no processo de formação em Serviço Social das entrevistadas. Tendo em vista que a história de acesso à escolarização para o universo feminino é construída por um contexto de lutas e resistência, compreender os processos que foram delineados por essas mulheres para alcançarem seus objetivos pode auxiliar a desvelar questões de gênero, raça, classe social, contexto cultural, econômico que entrelaçam os espaços de vivência dessas mulheres e que podem estar sendo naturalizados. Nesse sentido, a perspectiva de gênero e seus desdobramentos se constituem como base teórica dessa pesquisa. A qual se estabelece como uma pesquisa de caráter quanti-qualitativa, sendo que inicialmente realizou-se um levantamento quantitativo em relação às assistentes sociais que se formaram em Serviço Social numa Instituição de Ensino Privada, localizada na cidade de Curitiba, entre os anos de 2010 até 2019, identificando-se um universo de 160 profissionais, das quais resultou em uma amostra de 60 questionários on-line respondidos. Sendo assim, o trabalho propõe evidenciar trajetórias e vivências de lutas e resistências das mulheres pelo acesso à educação formal, publicizando que diante de dificuldades e diversidades enfrentadas por elas, tais como: discriminação racial, de gênero, de sexo, de classe, dentre outras, essas mulheres percorreram a esteira do processo acadêmico de graduação e alcançaram seus objetivos. Logo, cada vez mais se percebe a relevância de possibilitar no lócus acadêmico as temáticas que incluam as mulheres como fonte de pesquisas e saberes, pois essas produções acadêmicas vislumbram as suas singularidades, pluralidades e diferenças que são construídas no processo das suas historicidades.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6120938774652703pt_BR
dc.contributor.advisor1Casagrande, Lindamir Salete-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8233-229Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0187104361289192pt_BR
dc.contributor.referee1Lima e Souza, Ângela Maria Freire de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3131920317976457pt_BR
dc.contributor.referee2Fanini, Angela Maria Rubel-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7088-1251pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5603456212749590pt_BR
dc.contributor.referee3Tortato, Cintia de Souza Batista-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1399-3860pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0225705256573236pt_BR
dc.contributor.referee4Casagrande, Lindamir Salete-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-8233-229Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0187104361289192pt_BR
dc.contributor.referee5Portes, Lorena Ferreira-
dc.contributor.referee5IDhttp://orcid.org/0000-0003-1610-9388pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4970685327155879pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
renascerfloreslotusconstrucao.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons