Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30021
Título: Membranas inorgânicas porosas com superfícies modificadas pela deposição de nanopartículas magnéticas de óxido de ferro
Autor(es): Caminata, Laís Pacheco
Orientador(es): Vieira, Delia do Carmo
Palavras-chave: Membranas (Tecnologia)
Nanotecnologia
Magnetismo
Membranes (Technology)
Nanotechnology
Magnetism
Data do documento: 21-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: CAMINATA, Laís Pacheco. Membranas inorgânicas porosas com superfícies modificadas pela deposição de nanopartículas magnéticas de óxido de ferro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: A proposta do presente trabalho foi iniciar o desenvolvimento da fabricação de membranas porosas a partir do vidro reciclado com superfícies funcionalizadas através da deposição de nanopartículas magnéticas, de forma a proporcionar propriedades catalíticas e magnéticas, além da sua característica básica de filtração, para ser caracterizada como uma proposta de um novo material multifuncional que possa ser aplicado em âmbito industrial e com uma metodologia de baixo custo. Dessa forma, foi reproduzida a fabricação das membranas inorgânicas porosas, utilizando o princípio de preenchimento (filler principle) para o seu processamento, sendo que o sal cloreto de sódio foi usado como fase não sinterizável e formadora de poros. Ainda, foram sintetizadas, por coprecipitação, nanopartículas de óxido de ferro sem e com funcionalização por íons citrato, sendo evidenciada a formação do composto magnetita através das técnicas de espectroscopia na região do infravermelho (FTIR) e difração de raios-X (DRX). As nanopartículas apresentaram caráter magnético, tanto na forma de suspensões quanto na forma de pós. A deposição das nanopartículas magnéticas na estrutura porosa das membranas fabricadas foi realizada em banho ultrassônico, utilizando como parâmetros de estudo a funcionalização, a concentração das nanopartículas e o tempo de deposição. A realização da deposição foi constatada através de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e análise microquímica qualitativa por EDS.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30021
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
membranasnanoparticulasmagneticas.pdf2,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.