Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29862
Título: O céu e o universo nos livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio: uma análise do PNLD 2021
Título(s) alternativo(s): The sky and the universe in high school natural science books: an analysis of the PNLD 2021
Autor(es): Xavier, Lucas Eduardo
Orientador(es): Florczak, Marcos Antonio
Palavras-chave: Astronomia - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino
Livros didáticos
Educação
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Base Nacional Comum Curricular
Astronomy - Study and teaching
Science - Study and teaching
Textbooks
Education
Data do documento: 12-Ago-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: XAVIER, Lucas Eduardo. O céu e o universo nos livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio: uma análise do PNLD 2021. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo caracterizar os livros didáticos de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) do Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021, acerca da presença dos conteúdos de Astronomia, considerando-se determinadas habilidades específicas de Ciências da Natureza propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estas habilidades específicas, definidas pelos códigos EM13CNT201, EM13CNT204 e EM13CNT209, foram estabelecidas como referenciais para a pesquisa, pois, tratam dos conteúdos básicos, em relação à Astronomia, a serem contemplados nos livros didáticos. Além desta análise, foi realizada a comparação entre as obras do PNLD 2021 e as coleções do PNLD 2018, expressando-se pontos de convergência e divergências entre os materiais. A partir das análises realizadas, constata-se que as obras não apresentam de maneira uniforme os assuntos de Astronomia, visto que, por um lado, algumas obras propõe o básico para se encaixar nas habilidades solicitadas e, por outro, percebe-se livros que trazem diversos outros elementos enriquecendo o assunto. Por meio da comparação entre as duas edições do PNLD, notou-se uma redução nos assuntos, dado a junção das disciplinas em apenas uma obra, mas, constata-se, também, a apresentação de novos elementos, como a discussão para o surgimento e desenvolvimento de vida fora da Terra.
Abstract: The present work has as objective the textbooks of Natural Sciences (Physics, Chemistry and Biology) of High School, approved by the National Textbook Program (PNLD) of 2021, about the contents of Astronomy, which can be considered to be embedded in certain skills, from Natural Sciences, proposed by the National Common Curricular Base, such as EM13CNT201, EM13CNT204 and EM13CNT209. Such functions were treated as a reference, in relation to research, in relation to Astronomy, in relation to research. It takes place with the comparison of other selected works with the components of the PNLD 2018, in which points of convergence and divergence between the materials are highlighted. From the works elaborated, it is verified that, as it presents the astronomical subjects of uniformity, só that I project the basics to already fit the requested skills, other diverse other enriching views of the subject. Already with the previous PNLD, there is a reduction in the subjects, some subjects, a development, an alteration of the works, a discussion, but also the discipline in a subject, a development of new elements and a question of life, but also the discipline for the appearance of new elements and changes outside the Earth.
Descrição: Acompanha: Astronomia nos livros
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29862
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ceuuniversolivrosdidaticos.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ceuuniversolivrosdidaticos_produto.pdf43,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons