Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29655
Título: O ensino da matemática sobre a percepção dos professores das escolas municipais de Foz do Iguaçu
Título(s) alternativo(s): The teaching of mathematics in the perception of teachers of Foz do Iguaçu public schools
Autor(es): Calza, Cristina Hamed
Orientador(es): Scherpinski, Neusa Idick
Palavras-chave: Conhecimento e aprendizagem
Ensino - Meios auxiliaries
Professores de matemática
Knowledge and learning
Teaching - Aids and devices
Mathematics teachers
Data do documento: 7-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CALZA, Cristina Hamed. O ensino da matemática sobre a percepção dos professores das escolas municipais de Foz do Iguaçu. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como temática uma abordagem do ensino da matemática nas escolas de ensino básico de Foz do Iguaçu, em identificar em seu percurso histórico, onde a função social da matemática apresentou como necessidade do homem evoluir. Assim, surgiram os números, teorias e a necessidade de ensinar a disciplina de matemática no espaço escolar. Embasado nessa necessidade, cabe ao professor o desafio de desempenhar o seu papel como educador, e utilizar de recursos inovadores para trabalhar as dificuldades encontradas com a disciplina de matemática. Foi realizado um estudo de campo com objetivo de investigar a importância de ensinar a disciplina de matemática na escola, sua função social, ocorrência da prática pedagógica em relação ao ensino, os recursos utilizados, os desafios e dificuldades encontrados nesse processo de ensino e aprendizado, a relevância do professore em ter uma formação na área de matemática, o papel do professor e os principais motivos para o aluno aprender a matemática. A metodologia utilizada, foi uma pesquisa de campo, os dados coletados foram por meio de questionários, onde foram obtidas 234 respostas dos professores das escolas municipais da cidade de Foz do Iguaçu para uma amostragem. Os resultados da pesquisa apresentam um número significativo de professores que reconhecem a importância do ensino da disciplina de matemática para o processo de ensino e aprendizado e adotam práticas pedagógicas contextualizadas com a realidade de seus alunos. Utilizam recursos diversificados para superar os desafios e dificuldades no processo de ensino e aprendizado dos educandos. Os professores concordam ser importante adquirir formação na área de matemática e desenvolvem suas práticas pedagógicas através de recursos lúdicos para facilitar o ensino e aprendizado.
Abstract: This work had as thematic an approach of mathematics teaching in elementary public schools of Foz do Iguaçu, identifying through its historical course where the social function of mathematics presented itself as a need for human evolution. Numbers and theories emerged, as well as the necessity to teach mathematics in schools. Based on this demand, it is the teachers‟ job to perform their role as educators and to make use of innovative resources to overcome challenges met in the subject. It was conducted a field research to investigate the importance of teaching mathematics at school, its social function, the occurrence of pedagogical practices regarding teaching, the use of resources, the challenges and hardship found in the teaching learning process, the relevance of teachers having a formal training in the field of the subject, the teachers‟ role and the main reasons why students should learn mathematics. This work uses as methodology a field research, which was conducted through a survey among public school teachers, gathering a total of 234 answers. The research results show a significant number of teachers that perceive the importance of teaching mathematics to the teaching­learning process, adopting pedagogical practices that are contextualized with the reality of students‟ lives. They use diverse resources to overcome the challenges and difficulties of the teaching learning process. The teachers agree to the importance of acquiring formal education in the field of mathematics and promote their pedagogical practices through ludic resources so as to ease the teaching and learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29655
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinomatematicapercepcaoprofessores.pdf473,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.