Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29556
Título: Metodologia ativa: aprendizagem baseada em projetos na educação profissional e tecnológica
Título(s) alternativo(s): Active methodology: project-based learning in vocational and technological education
Autor(es): Santos, Soraia Stabach Ribas Ferrari dos
Orientador(es): Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Estratégias de aprendizagem
Ensino profissional
Prática de ensino
Active learning
Learning strategies
Professional education
Student teaching
Data do documento: 12-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SANTOS, Soraia Stabach Ribas Ferrari dos. Metodologia ativa: aprendizagem baseada em projetos na educação profissional e tecnológica. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: A educação profissional e Tecnológica é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional com a finalidade de preparar o indivíduo ao exercício profissional de uma atividade produtiva. As atuais demandas da educação profissional decorrem das transformações e da natureza de suas mudanças, em busca de um novo princípio educativo, articulando ciência, cultura, tecnologia e sociedade. Observa-se na EPT, uma carência de profissionais qualificados pedagogicamente para o exercício da profissão. Muitos são administradores, contadores, psicólogos, enfim, bacharéis sem formação pedagógica, licenciatura ou equivalente. Assim, essa pesquisa tem por objetivo investigar a contribuição da Aprendizagem Baseada em Projetos na Educação Profissional e Tecnológica a partir das perspectivas dos docentes, com oito participantes (dois femininos e seis masculinos) atuantes na educação profissional e tecnológica, no curso técnico em administração subsequente de um colégio estadual de Curitiba, estado do Paraná. A metodologia utilizada nessa dissertação é de natureza aplicada, com objetivo exploratório, tem sua abordagem qualitativa e método de pesquisa participante. Os dados foram correlatados através de dois questionários, o primeiro de cunho diagnóstico com treze questões e o segundo de cunho avaliativo com dezoito questões, sendo estes, um instrumento desenvolvido cientificamente, composto de um conjunto de perguntas ordenadas de acordo com um critério predeterminado. Se tratando de uma pesquisa de abordagem qualitativa, optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Objetivou-se auxiliar o docente em aparar arestas em busca de um nivelamento de conhecimento tanto por licenciados quanto por bacharéis através de uma oficina de ABP, em prol de evitar a reprodução de um ensino frio, apático, com formulações prontas, inibindo a troca de conhecimento e experiências entre alunos e professores, ou até mesmo entre os próprios professores, o que vai de encontro às práticas que devem nortear a EPT. A oficina foi realizada ao longo de três encontros aos sábados pela manhã, totalizando dez horas, nos quais os professores participantes tiveram a experiência em conhecer e vivenciar as etapas da Aprendizagem baseada em projetos. Baseado nos resultados da pesquisa, na prática proporcionada pela realização da oficina e na percepção dos participantes é possível afirmar que a Aprendizagem baseada em projetos ao ser utilizado como metodologia ativa de ensino na educação profissional e tecnológica, pode contribuir de maneira satisfatória para a prática docente, sinalizada com 83% de aprovação e aproveitamento conforme avaliação dos participantes.
Abstract: Professional and Technological education is an educational modality provided for in the Law of Directives and Bases of National Education with the purpose of preparing the individual for the professional exercise of a productive activity. The current demands of professional education stem from the transformations and the nature of their changes, in search of a new educational principle, articulating science, culture, technology and society. In the EPT, there is a lack of pedagogically qualified professionals for the exercise of the profession. Many are administrators, accountants, psychologists, in short, bachelors without pedagogical training, licensure or equivalent. Thus, this research aims to investigate the contribution of Project-Based Learning in Vocational and Technological Education from the perspectives of teachers, with eight participants (two female and six male) working in vocational and technological education, in the technical course in subsequent administration. from a state school in Curitiba, Paraná state. The methodology used in this dissertation is of an applied nature, with an exploratory objective, it has a qualitative approach and a participatory research method. The data were correlated through two questionnaires, the first of a diagnostic nature with thirteen questions and the second of an evaluative nature with eighteen questions, which are a scientifically developed instrument, composed of a set of questions ordered according to a predetermined criterion. As this is a qualitative research, the content analysis technique was chosen. The objective was to help the teacher to cut corners in search of a leveling of knowledge by both graduates and bachelors through a PBL workshop, in order to avoid the reproduction of a cold, apathetic teaching, with readymade formulations, inhibiting the exchange of knowledge and experiences between students and teachers, or even between the teachers themselves, which goes against the practices that should guide EPT. The workshop was held over three meetings on Saturday mornings, totaling ten hours, in which the participating teachers had the experience of knowing and experiencing the stages of ProjectBased Learning. Based on the research results, on the practice provided by the workshop and on the perception of the participants, it is possible to affirm that the Project-Based Learning, when used as an active teaching methodology in professional and technological education, it can contribute satisfactorily to the teaching practice, with 83% of approval and use as evaluated by the participants.
Descrição: Acompanha produção técnica: Aprendizagem baseada em projetos: recursos e descobertas para o trabalho docente
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29556
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiaativabaseadaprojetos.pdf5,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
abpeducacaoprofissionaltecnologica_produto.pdf22,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons