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Título: Da literatura ao cinema: o processo de adaptação e a construção da memória em Órfãos do Eldorado
Título(s) alternativo(s): From literature to film: the adaptation process and the construction of memory in Órfãos do Eldorado
Autor(es): Gonçalves, Edione
Orientador(es): Fioruci, Wellington Ricardo
Palavras-chave: Dialogismo (Análise literária)
Intertextualidade
Adaptações para a televisão
Literatura - Adaptações
Literatura - Análise
Dialogism (Literary analysis)
Intertextuality
Television adaptations
Literature - Adaptations
Literature - Analysis
Data do documento: 28-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GONÇALVES, Edione. Da literatura ao cinema: o processo de adaptação e a construção da memória em Órfãos do Eldorado. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar como se realiza a adaptação da linguagem literária para a fílmica, considerando como aspectos essenciais nesse processo a intertextualidade, o dialogismo e a construção da memória em Órfãos do Eldorado. A obra foi escrita pelo autor amazonense Milton Hatoum e adaptada para o cinema no ano de 2015, sob a direção de Guilherme Coelho. Milton Hatoum é autor de grandes obras da literatura brasileira, sendo considerado um dos maiores e mais destacados escritores do país. Além disso, sua obra suscita temas como os conflitos familiares, memória, cultura e identidade, sendo, inclusive, alvo de diversos estudos acadêmico científicos. Pensando nisso, com o intuito de compreender como é possível realizar a aproximação entre as linguagens literária e cinematográfica, firmando, desse modo, um diálogo entre essas artes distintas, esta pesquisa está fundamentada sobretudo nos autores Hutcheon (2013), Xavier (2003), Bakhtin (1992), Kristeva (1974), Carrière (2014), Stam (2006), Bazin (2018) e Avellar (2007). Em relação à construção da memória, foram utilizados, principalmente, os pressupostos teóricos dos autores Assmann (2011), Freitas (2017), Candau (2010) e Halbwachs (1990). Para tanto, este estudo dividiuse em três grandes momentos: 1º) foram discutidos os conceitos das relações intermidiáticas e dos Estudos Interartes, assim como apresentou- se a intertextualidade, o dialogismo e os principais aspectos da relação entre Literatura e Cinema e da teoria da adaptação; 2º) foram debatidos os conceitos essenciais da teoria da memória, principalmente, os de memória individual e memória coletiva; 3º) analisou-se, tanto no escopo literário como no fílmico, como ocorre a intertextualidade, o dialogismo e a construção da memória em Órfãos do Eldorado. Nesse sentido, salienta-se que a memória é o fio condutor das narrativas Órfãos do Eldorado, uma vez que por intermédio dela, a personagem principal relata eventos importantes e marcantes sobre o seu passado. Por isso, é possível perceber que existem correspondências e discrepâncias nas obras supracitadas. Ademais, foi possível encontrar diversas relações intertextuais e dialógicas entre os objetos estudados, sendo que ambos dialogam com os mitos da região amazônica. Além disso, destaca-se que, embora dialogue com o romance de Hatoum, a adaptação fílmica do livro Órfãos do Eldorado é uma obra autônoma e, por essa razão, tanto o escritor Milton Hatoum como o cineasta Guilherme Coelho são de grande importância para as produções artísticas e literárias no Brasil.
Abstract: This study aimed to analyze how the adaptation from literary to filmic language is performed, considering as essential aspects in this process the intertextuality, dialogism and the construction of memory in Órfãos do Eldorado. The work was written by Amazonian author Milton Hatoum and adapted for cinema in 2015, under the Guilherme Coelho direction. Milton Hatoum is the author of great works of Brazilian literature, and is considered one of the greatest and most outstanding writers in the country. In addition, his work raises themes such as family conflicts, memory, culture and identity, being the target of several academicscientific studies. With that in mind, with the purpose of understanding how it is possible to bring together literary and cinematographic languages, thus establishing a dialogue between these distinct arts, this research is based mainly on the authors Hutcheon (2013), Xavier (2003), Bakhtin (1992), Kristeva (1974), Carrière (2014), Stam (2006), Bazin (2018), and Avellar (2007). In relation to the construction of memory, the theoretical assumptions of the authors Assmann (2011), Freitas (2017), Candau (2010) and Halbwachs (1990) were mainly used. For this, this study was divided into three major moments: 1st) the concepts of intermedia relations and interarts Studies were discussed, as well as intertextuality, dialogism and the main aspects of the relationship between Literature and Cinema and the theory of adaptation were presented; 2nd) the essential concepts of the memory theory were discussed, especially those of individual memory and collective memory; 3rd) it was analyzed, both in the literary and filmic scope, how intertextuality, dialogism and the construction of memory occur in Órfãos do Eldorado. In this sense, it is noteworthy that memory is the connecting thread of the narratives Órfãos do Eldorado, since through it, the main character reports important and remarkable events about his past. Therefore, it is possible to notice that there are correspondences and discrepancies in the aforementioned works. Furthermore, it was possible to find several intertextual and dialogical relations between the objects studied, both of them dialoguing with the myths of the Amazon region. Moreover, it is remarkable that, although it dialogues with Hatoum's novel, the film adaptation of Órfãos do Eldorado is an autonomous work and, for this reason, both writer Milton Hatoum and filmmaker Guilherme Coelho are of great importance for artistic and literary productions in Brazil.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29229
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