Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29225
Título: Metodologias alternativas no ensino inclusivo de matemática para estudantes autistas
Título(s) alternativo(s): Alternative methodologies in inclusive mathematics education for autistic students
Autor(es): Artuzo, Andreyna Beatriz Moreski
Orientador(es): Colombo, anecler Aparecida Amorin
Palavras-chave: Educação inclusiva
Autismo - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem ativa
Matemática - Estudo e ensino
Inclusive education
Autism - Study and teaching
Learning strategies
Active learning
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 15-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ARTUZO, Andreyna Beatriz Moreski. Metodologias alternativas no ensino inclusivo de matemática para estudantes autistas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral identificar as vantagens (e desvantagens) das estratégias metodológicas desenvolvidas nas intervenções pedagógicas, considerando as diretrizes pré-estabelecidas e os resultados de estudos analisados no ensino inclusivo de autistas na disciplina de matemática. Como objetivos específicos, tem-se de conhecer as principais características do comportamento dos autistas, assim como analisar sua história e inserção em sala de aula. Para atingir tais objetivos, foi realizado um levantamento bibliográfico de revistas online, Qualis A1 e A2, no portal Sucupira. Sendo a busca motivada por revistas que tratassem de educação, ensino, matemática ou psicologia, e, dentro destas, procurou-se por artigos cujo tema era a inclusão de autistas na disciplina de matemática. A posteriori da leitura dos artigos, foi realizado um estudo final com 12 artigos, dos quais surgiram 4 categorias de análise. A partir da análise, foi proporcionado a compreensão de que o uso de distintas intervenções didáticas podem contribuir para um ensino-aprendizagem de melhor qualidade aos alunos autistas na disciplina de matemática.
Abstract: The present work has the general objective to identify the advantages (and disadvantages) of the methodological strategies developed in the pedagogical interventions, considering the pre-established guidelines and the results of studies analyzed in the inclusive teaching of autistics in the discipline of mathematics. As specific objectives, we have to know the main characteristics of autistic behavior, as well as analyze their history and insertion in the classroom. To achieve these goals, a bibliographic survey of online journals, Qualis A1 and A2, was carried out on the Sucupira portal. The search was motivated by magazines that dealt with education, teaching, mathematics or psychology, and, within these, articles were sought whose theme was the inclusion of autistic people in the discipline of mathematics. After reading the articles, a final study was carried out with 12 articles, from which 4 categories of analysis emerged. From the analysis, it was provided the understanding that the use of different didactic interventions can contribute to a better quality teaching and learning for autistic students in the mathematics discipline.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29225
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiasalternativasnoensino.pdf507,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons