Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArtuzo, Andreyna Beatriz Moreski-
dc.date.accessioned2022-08-11T13:15:34Z-
dc.date.available2022-08-11T13:15:34Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.citationARTUZO, Andreyna Beatriz Moreski. Metodologias alternativas no ensino inclusivo de matemática para estudantes autistas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29225-
dc.description.abstractThe present work has the general objective to identify the advantages (and disadvantages) of the methodological strategies developed in the pedagogical interventions, considering the pre-established guidelines and the results of studies analyzed in the inclusive teaching of autistics in the discipline of mathematics. As specific objectives, we have to know the main characteristics of autistic behavior, as well as analyze their history and insertion in the classroom. To achieve these goals, a bibliographic survey of online journals, Qualis A1 and A2, was carried out on the Sucupira portal. The search was motivated by magazines that dealt with education, teaching, mathematics or psychology, and, within these, articles were sought whose theme was the inclusion of autistic people in the discipline of mathematics. After reading the articles, a final study was carried out with 12 articles, from which 4 categories of analysis emerged. From the analysis, it was provided the understanding that the use of different didactic interventions can contribute to a better quality teaching and learning for autistic students in the mathematics discipline.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectAutism - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleMetodologias alternativas no ensino inclusivo de matemática para estudantes autistaspt_BR
dc.title.alternativeAlternative methodologies in inclusive mathematics education for autistic studentspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral identificar as vantagens (e desvantagens) das estratégias metodológicas desenvolvidas nas intervenções pedagógicas, considerando as diretrizes pré-estabelecidas e os resultados de estudos analisados no ensino inclusivo de autistas na disciplina de matemática. Como objetivos específicos, tem-se de conhecer as principais características do comportamento dos autistas, assim como analisar sua história e inserção em sala de aula. Para atingir tais objetivos, foi realizado um levantamento bibliográfico de revistas online, Qualis A1 e A2, no portal Sucupira. Sendo a busca motivada por revistas que tratassem de educação, ensino, matemática ou psicologia, e, dentro destas, procurou-se por artigos cujo tema era a inclusão de autistas na disciplina de matemática. A posteriori da leitura dos artigos, foi realizado um estudo final com 12 artigos, dos quais surgiram 4 categorias de análise. A partir da análise, foi proporcionado a compreensão de que o uso de distintas intervenções didáticas podem contribuir para um ensino-aprendizagem de melhor qualidade aos alunos autistas na disciplina de matemática.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Colombo, anecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.referee1Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.referee2Gargate, Ivan Italo Gonzales-
dc.contributor.referee3Kikuchi, Luzia Maya-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiasalternativasnoensino.pdf507,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons