Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29220
Título: Estudo e pesquisa sobre avaliação da aprendizagem em matemática
Título(s) alternativo(s): Study and research on assessment of learning in mathematics
Autor(es): Zatta, Gislaine Borges
Orientador(es): Figueroa, Teodora Pinheiro
Palavras-chave: Avaliação educacional
Aprendizagem
Professores - Formação
Education - Evaluation
Learning
Teachers, Training of
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ZATTA, Gislaine Borges. Estudo e pesquisa sobre avaliação da aprendizagem em matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Este trabalho se refere a uma inquietação a respeito da avaliação da aprendizagem na Educação Básica, a qual se intensificou no cenário escolar durante a pandemia do COVID-19. Vários questionamentos surgiram sobre o que é avaliar a aprendizagem dos estudantes, dentre eles, a nossa questão de investigação: O que é avaliar? Na perspectiva do que é avaliar, como avaliar a aprendizagem dos alunos? Quais formas de avaliação e recursos didáticos têm sido utilizados? Sendo assim, decidiu-se estudar e investigar sobre o tema segundo pesquisadores das áreas de Avaliação, de História da Educação Matemática, de Didática da Matemática e, segundo as orientações dos documentos oficiais. Além disso, investigou-se as contribuições de algumas pesquisas realizadas nesta temática, as quais serão apresentadas no desenvolvimento deste trabalho. Os resultados destas pesquisas contribuíram para responder à questão de investigação e, nos levaram a refletir sobre a necessidade da urgência de discussões sobre o tema nos cursos de formação de professores e, em cursos de formação continuada.
Abstract: This work refers to a concern about the assessment of learning in Basic Education, which intensified in the school scenario during the COVID-19 pandemic. Several questions have arisen about what it is to evaluate student learning, among them, our research question: What is to evaluate? From the perspective of what is to evaluate, how to evaluate student learning? What forms of assessment and teaching resources have been used? Therefore, it was decided to study and investigate the subject according to researchers in the areas of Assessment, History of Mathematics Education, Mathematics Didactics and, according to the guidelines of official documents. In addition, the contributions of some research carried out on this topic were investigated, which will be presented in the development of this work. The results of these research contributed to answer the research question and, led us to reflect on the urgent need for discussions on the subject in teacher training courses and in continuing education courses.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29220
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudopesquisasavaliacao.pdf407,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons