Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29220
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZatta, Gislaine Borges-
dc.date.accessioned2022-08-11T13:12:25Z-
dc.date.available2022-08-11T13:12:25Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationZATTA, Gislaine Borges. Estudo e pesquisa sobre avaliação da aprendizagem em matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29220-
dc.description.abstractThis work refers to a concern about the assessment of learning in Basic Education, which intensified in the school scenario during the COVID-19 pandemic. Several questions have arisen about what it is to evaluate student learning, among them, our research question: What is to evaluate? From the perspective of what is to evaluate, how to evaluate student learning? What forms of assessment and teaching resources have been used? Therefore, it was decided to study and investigate the subject according to researchers in the areas of Assessment, History of Mathematics Education, Mathematics Didactics and, according to the guidelines of official documents. In addition, the contributions of some research carried out on this topic were investigated, which will be presented in the development of this work. The results of these research contributed to answer the research question and, led us to reflect on the urgent need for discussions on the subject in teacher training courses and in continuing education courses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleEstudo e pesquisa sobre avaliação da aprendizagem em matemáticapt_BR
dc.title.alternativeStudy and research on assessment of learning in mathematicspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se refere a uma inquietação a respeito da avaliação da aprendizagem na Educação Básica, a qual se intensificou no cenário escolar durante a pandemia do COVID-19. Vários questionamentos surgiram sobre o que é avaliar a aprendizagem dos estudantes, dentre eles, a nossa questão de investigação: O que é avaliar? Na perspectiva do que é avaliar, como avaliar a aprendizagem dos alunos? Quais formas de avaliação e recursos didáticos têm sido utilizados? Sendo assim, decidiu-se estudar e investigar sobre o tema segundo pesquisadores das áreas de Avaliação, de História da Educação Matemática, de Didática da Matemática e, segundo as orientações dos documentos oficiais. Além disso, investigou-se as contribuições de algumas pesquisas realizadas nesta temática, as quais serão apresentadas no desenvolvimento deste trabalho. Os resultados destas pesquisas contribuíram para responder à questão de investigação e, nos levaram a refletir sobre a necessidade da urgência de discussões sobre o tema nos cursos de formação de professores e, em cursos de formação continuada.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Figueroa, Teodora Pinheiro-
dc.contributor.advisor-co1Delfino, Adriano Rodrigo-
dc.contributor.referee1Figueroa , Teodora Pinheiro-
dc.contributor.referee2Delfino, Adriano Rodrigo-
dc.contributor.referee3Bennemann, Marcio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudopesquisasavaliacao.pdf407,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons