Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29077
Título: Desenvolvimento de um jogo da memória para deficientes visuais em formato de audiogame, utilizando os conceitos de inteligência artificial
Autor(es): Pereira, Gabrielly de Queiroz
Orientador(es): Martins, Marcella Scoczynski Ribeiro
Palavras-chave: Inteligência artificial - Aplicações educacionais
Pessoas com deficiência visual
Educação inclusiva
Jogos educativos
Artificial intelligence - Educational application
People with visual disabilities
Inclusive education
Educational games
Data do documento: 30-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PEREIRA, Gabrielly de Queiroz. Desenvolvimento de um jogo da memória para deficientes visuais em formato de audiogame, utilizando os conceitos de inteligência artificial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: O objetivo do projeto proposto é o desenvolvimento de um jogo da memória em formato de audiogame, para a inclusão de deficientes visuais na sociedade. A metodologia utilizada foi a Linguagem de Programação Python, com base nos conceitos de inteligência artificial, em especial o reconhecimento de voz. Além disso, houve uma validação em formato de entrevista semiestruturada. Os resultados esperados obtidos através das pesquisas qualitativas e quantitativas, alcançaram os objetivos iniciais, como o auxílio ao desenvolvimento das habilidades, lazer e diversão dos deficientes visuais e contribuição para uma sociedade mais inclusiva.
Abstract: The objective of the proposed project is the development of a memory game in audiogame format, for the inclusion of visually impaired people in society. The methodology used was the Python Programming Language, based on the concepts of artificial intelligence, especially voice recognition. In addition, there was a validation in a semistructured interview format. The expected results obtained through qualitative and quantitative research, reached the initial objectives, such as helping the development of skills, leisure and fun for the visually impaired and contributing to a more inclusive society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29077
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogomemoriadeficientesvisuaisaudiogame.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons