Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Gabrielly de Queiroz-
dc.date.accessioned2022-07-12T16:57:20Z-
dc.date.available2022-07-12T16:57:20Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationPEREIRA, Gabrielly de Queiroz. Desenvolvimento de um jogo da memória para deficientes visuais em formato de audiogame, utilizando os conceitos de inteligência artificial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29077-
dc.description.abstractThe objective of the proposed project is the development of a memory game in audiogame format, for the inclusion of visually impaired people in society. The methodology used was the Python Programming Language, based on the concepts of artificial intelligence, especially voice recognition. In addition, there was a validation in a semistructured interview format. The expected results obtained through qualitative and quantitative research, reached the initial objectives, such as helping the development of skills, leisure and fun for the visually impaired and contributing to a more inclusive society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectInteligência artificial - Aplicações educacionaispt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectArtificial intelligence - Educational applicationpt_BR
dc.subjectPeople with visual disabilitiespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um jogo da memória para deficientes visuais em formato de audiogame, utilizando os conceitos de inteligência artificialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo do projeto proposto é o desenvolvimento de um jogo da memória em formato de audiogame, para a inclusão de deficientes visuais na sociedade. A metodologia utilizada foi a Linguagem de Programação Python, com base nos conceitos de inteligência artificial, em especial o reconhecimento de voz. Além disso, houve uma validação em formato de entrevista semiestruturada. Os resultados esperados obtidos através das pesquisas qualitativas e quantitativas, alcançaram os objetivos iniciais, como o auxílio ao desenvolvimento das habilidades, lazer e diversão dos deficientes visuais e contribuição para uma sociedade mais inclusiva.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Marcella Scoczynski Ribeiro-
dc.contributor.advisor-co1Pilatti, Luiz Alberto-
dc.contributor.referee1Martins, Marcella Scoczynski Ribeiro-
dc.contributor.referee2Pilatti, Luiz Alberto-
dc.contributor.referee3Gonçalves, Cristhiane-
dc.contributor.referee4Baroncini, Virgínia Helena Varotto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogomemoriadeficientesvisuaisaudiogame.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons