Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29023
Título: Proposta de sequência didática para aula experimental de difração e interferência da luz
Título(s) alternativo(s): A proposal of didactic sequence for experimental classes of diffraction and interference of light
Autor(es): Wendt, Natália Carolina Schvan
Orientador(es): Fabris, José Luís
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Óptica física
Física - Experiências
Interferência (Luz)
Difração
Livros didáticos
Physics - Study and teaching
Physical optics
Physics - Experiments
Interference (Light)
Difration
Textbooks
Data do documento: 13-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: WENDT, Natália Carolina Schvan. Proposta de sequência didática para aula experimental de difração e interferência da luz. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: As aulas experimentais são um recurso pedagógico importante no processo de ensino-aprendizagem da Física. Além de tornar este processo mais eficiente, elas proporcionam uma visão mais completa da Física por esta ciência ter uma forte base empírica. Porém, devido a diversas razões como falta de recursos ou falta de tempo durante as aulas, um número significativo de professores ainda opta por aulas excessivamente teóricas, apresentando os fenômenos físicos apenas por meio de equações, imagens, desenhos e diagramas. Isso pode ser constatado tanto por meio da análise de livros didáticos quanto por artigos disponíveis sobre o tema, onde fica explícita a falta de materiais didáticos que incentivam a prática. Este trabalho tem como proposta a elaboração de uma sequência didática para aulas de Ótica no ensino médio, com foco no experimento de fenda dupla de Thomas Young. A prática experimental aqui proposta permite que os alunos realizem o experimento com uma abordagem quantitativa, possibilitando o manuseio de equipamentos e instrumentos de medidas. Os materiais necessários são de baixo custo e fácil acesso, sendo possível a realização da prática mesmo em ambientes não adaptados para experimentação.
Abstract: Experimental classes are an important pedagogical resource in the teaching-learning process of Physics. In addition to making this process more efficient, they provide a more complete scenario of Physics because this science has a strong empirical basis. However, due to various reasons such as lack of resources or lack of time during classes, a significant number of teachers still opt for excessively theoretical classes, presenting physical phenomena only by means of equations, images, drawings and diagrams. This can be supported by the analysis of textbooks as well as articles about the subject, where the lack of teaching materials that encourage the practice is explicit. This work proposes the elaboration of a didactic sequence for Optics classes in high school, focusing on Thomas Young’s double slit experiment. The experimental practice proposed here allows students to carry out the experiment with a quantitative approach, enabling the handling of measuring equipment and instruments. The necessary materials are cost-effective and easy to find, making it possible to carry out the practice in places not adapted for experimentation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29023
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticadifracaointerferencia.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons