Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28931
Título: Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo
Título(s) alternativo(s): Teacher actions to promote mathematical reasoning in moments of collective discussion in calculus classes
Autor(es): Volpato, Marcio Alexandre
Orientador(es): Trevisan, André Luis
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Raciocínio
Cálculo diferencial
Cálculo integral
Discussões e debates
Mathematics - Study and teaching
Reasoning
Differential calculus
Calculus integral
Debates and debating
Data do documento: 29-Mar-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: VOLPATO, Marcio Alexandre. Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: No intuito de aprofundar investigações acerca do raciocínio matemático no âmbito do Ensino Superior, o objetivo geral deste trabalho é investigar as ações do professor na condução das discussões coletivas, no contexto do trabalho com tarefas de natureza exploratória em aulas de Cálculo Diferencial e Integral, e seu papel na promoção de processos do raciocínio matemático. Desenhado como uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, o estudo considera dados provenientes de um primeiro ciclo de intervenção realizado com uma turma de estudantes ingressantes em um curso de Engenharia de uma universidade pública, que cursavam essa disciplina. Como resultados, destacamos que foram oportunizados aos alunos momentos para se expressarem (em geral, pelas ações de convidar e guiar/apoiar), elaborarem justificativas e refletirem sobre aspectos nos quais não haviam pensado anteriormente (pela ação de desafiar), “estimulando” sua criatividade e, consequentemente, fortalecendo seu raciocínio. Tais momentos ampliaram a capacidade dos alunos de raciocinar matematicamente, fazendo-os pensar, compreender ideias matemáticas e aplicá-las.
Abstract: In order to deepen investigations about mathematical reasoning in the context of Higher Education, the general objective of this work is to investigate the actions of the teacher in the conduct of collective discussions, in the context of working with tasks of an exploratory nature in Differential and Integral Calculus classes, and its role in promoting mathematical processes. Designed as a qualitative and interpretive research, the study considers data from a first cycle of intervention carried out with a group of students an Engineering course at a public university, who were studying this discipline. As a result, we emphasize that students were given opportunities to express themselves (in general, through the actions of inviting and guiding/supporting), elaborating justifications and reflecting on aspects they had not previously thought about (through the action of challenging), “stimulating” their creativity and, consequently, strengthening your reasoning. Such moments expanded the student’s ability to reason mathematically, making them think, understand mathematical ideas and apply them.
Descrição: Acompanha: Promovendo discussões matemáticas: algumas ações do professor em sala de aula
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28931
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acoesraciociniomatematicodiscussao.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
acoesraciociniomatematicodiscussao_produto.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons