Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2888
Título: | Jogo como estratégia de aprendizagem pela interação familiar: a apreensão de conhecimentos científicos considerando o ensino de ciências naturais |
Título(s) alternativo(s): | Game as a learning strategy through family interaction: the apprehension of scientific knowledge considering the teaching of natural science |
Autor(es): | Vieira, Cleide Teresinha |
Orientador(es): | Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino Análise de interação em educação Lar e escola Jogos educativos Ausubel, David Paul, 1918- Science - Study and teaching Interaction analysis in education Home and school Educational games |
Data do documento: | 10-Ago-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | VIEIRA, Cleide Teresinha. Jogo como estratégia de aprendizagem pela interação familiar: a apreensão de conhecimentos científicos considerando o ensino de ciências naturais. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma pesquisa que envolve a escola, os educandos e famílias. As atividades enquadram-se na modalidade de jogos pedagógicos utilizados no primeiro momento em ambiente escolar e, posteriormente, em ambiente familiar. A investigação está organizada com reflexões acerca dos seguintes assuntos: jogos pedagógicos, envolvimento familiar no contexto escolar; ensino de Ciências Naturais nos anos Iniciais. O objetivo da pesquisa é propor uma estratégia de ensino com a interação família por meio de uso de jogos pedagógicos com conteúdos de Ciências. As atividades foram desenvolvidas em uma instituição pública com duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I, envolvendo o educando e pelo menos um familiar. O trabalho inicia com uma oficina de jogos para os familiares em que se fez uma reflexão sobre os benefícios dessa prática. Foram utilizados jogos pedagógicos em sala de aula para que os educandos se habituassem a formar equipes, seguir regras e organizar-se para esse tipo de trabalho no ambiente escolar e familiar. A partir de avaliação diagnóstica foi observado o nível de leitura e escrita dos educandos, a qual orientou a construção das atividades sobre o conteúdo “Estados físicos da água e seus ciclos na natureza” da disciplina de Ciências Naturais. Essa prática serviu de base para a organização de um caderno pedagógico sobre o uso de “jogos pedagógicos como estratégia de aprendizagem promovida pela interação entre a família e a escola”. Os resultados do estudo apontam que os conteúdos do ensino de Ciências Naturais, o jogo pedagógico e o envolvimento familiar podem ser grandes aliados para uma aprendizagem significativa. |
Abstract: | This dissertation presents a research that involves the school, the students and the families. The activities are part of the pedagogical games modality, used in the first moment in a scholar environment and later, in the family environment. The investigation is organized with reflections about the following subjects: pedagogical games, familiar involvement in the scholar context, the teaching of Natural Science in the first years of Elementary School. The objective of this research is propose a strategy of teaching with the family interaction using pedagogical games With Science content. The activities were developed in a public institution with two classes from the third year of Elementary School, involving the student and at least one family member. The work begins with a class about games for the family, where it is made a reflection about the benefits of this practice. Pedagogical games were used in the classroom so that the students got used to make teams, follow rules and get organized for this kind of work in the scholar and familiar environment. From the diagnosed evaluation was observed the level of reading and writing of the students, which orientated the construction of the activities about the content “Physical States of the Water and its cycles in the Nature” from the subject Natural Science. This practice served as a foundation for the organization of a pedagogical notebook about the use of “Pedagogical Games as strategies of learning promoted by the interaction between the family and the school.” The results of the study point that the contents of the subject Natural Science, pedagogical games and the familiar involvement may be of great benefit in the process of learning and teaching. |
Descrição: | Acompanha: Caderno pedagógico: Jogos pedagógicos como estratégia de aprendizagem promovida pela interação entre a família e a escola |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2888 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGECT_M_Vieira, Cleide Teresinha_2017.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PG_PPGECT_M_Vieira, Cleide Teresinha_2017_1.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.