Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28803
Título: O processo de avaliação por meio de um ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Título(s) alternativo(s): The evaluation process through a Moodle virtual learning environment
Autor(es): Moura, Wilson Antonio Lopes de
Orientador(es): Santos Junior, Elias Lira dos
Palavras-chave: Ambientes virtuais compartilhados
Ciência - Estudo e ensino
Avaliação educacional
Shared virtual environments
Science - Study and teaching
Education - Evaluation
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MOURA, Wilson Antonio Lopes de. O processo de avaliação por meio de um ambiente virtual de aprendizagem Moodle. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Processos e instrumentos avaliativos sempre foram temas recorrentes das discussões presentes nos ambientes escolares. O processo de avaliação, que antes era centrado na classificação dos estudantes segundo uma nota única que buscasse representar o aprendizado de todo um período, passou por transformações, sendo atualmente entendido como uma reflexão sobre as metodologias de ensino utilizadas pelo professor. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi fomentar a discussão sobre o uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle no processo de avaliação escolar. Sua construção passou por duas etapas essenciais, a primeira relacionada a uma revisão sistemática da literatura sobre o uso da Plataforma Moodle no Ensino de Ciências e a segunda voltada para a apresentação de recursos presentes neste ambiente virtual que podem auxiliar no processo de avaliação. Foi possível observar que diversas pesquisas apontam a relevância do Moodle para a aprendizagem dos estudantes sobre temas ligados as Ciências e que ele oferece uma ampla quantidade de recursos e atividades que podem ser utilizadas como instrumentos de avaliação, principalmente no processo de construção do conhecimento por parte dos estudantes.
Abstract: Evaluative processes and instruments have always been recurrent themes of discussions present in school environments. The evaluation process, which was previously centered on the classification of students according to a single note that sought to represent the learning of a whole period, underwent transformations, and is currently understood as a reflection on the teaching methodologies used by the teacher. In this way, the objective of this work was to encourage the discussion about the use of a Virtual Moodle Learning Environment in the school evaluation process. Its construction went through two essential stages, the first related to a systematic revie of the literature on the use of the Moodle Platform in Science Education and the second aimed at the presentation of resources present in this virtual environment that can assist in the evaluation process. It was possible to observe that several researches point out the relevance of Moodle for students' learning on subjects related to Science and that it offers a wide range of resources and activities that can be used as assessment tools, mainly in the process of knowledge construction by of students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28803
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
processoavaliacaoambientevirtual.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.