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Título: O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos
Título(s) alternativo(s): The game as a teaching resource: an inclusive perspective for teaching complex numbers
Autor(es): Carniélli, Adriana de Fátima
Orientador(es): Cargnin, Claudete
Palavras-chave: Jogos educativos
Educação inclusiva
Transtornos do espectro autista
Matemática - Estudo e ensino
Números complexos
Educational games
Inclusive education
Autism spectrum disorders
Mathematics - Study and teaching
Numbers, Complex
Data do documento: 11-Abr-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: CARNIÉLLI, Adriana de Fátima. O jogo como um recurso didático: uma perspectiva inclusiva para o ensino de números complexos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: A inclusão das pessoas apoiadas pela Educação Especial, neste caso, especificamente aqueles que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA), fez com que os sistemas de ensino adotassem novas práticas educacionais, sempre em busca de metodologias que garantissem um ensino de boa qualidade e aprendizagem. O objetivo dessa pesquisa foi criar jogos didáticos em uma perspectiva inclusiva que contribuíssem para o ensino de números complexos e desenvolvessem tanto habilidades matemáticas quanto sociais. O conteúdo de números complexos é abstrato, o que dificulta o professor a relacioná-lo com o cotidiano por meio de aplicações práticas. Para o aluno autista, essa dificuldade é ainda maior, já que a aprendizagem é facilitada quando os conceitos são trabalhados a partir de relações ou materiais palpáveis. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com buscas realizadas em livros, sites, documentos e nas principais bases de dados (Google Acadêmico, ERIC, SciELO, Portal da CAPES) relacionados à área da educação, ensino de Matemática, Educação Especial e Transtorno do Espectro Autista. Essa pesquisa trouxe alternativas pedagógicas que podem facilitar o ensino de números complexos para alunos autistas e, consequentemente, trazer benefícios aos demais estudantes. Além disso, destaca-se a especificidade dos jogos sobre números complexos, uma vez que há poucas evidências de jogos a partir desse conteúdo matemático. Todos os jogos foram avaliados por profissionais atuantes com TEA e vinculam aspectos da Teoria de Registros de representação Semiótica às necessidades educacionais de estudantes autistas. Ademais, por se tratar de uma perspectiva inclusiva, sua ênfase na pesquisa se sobressai, avançando em relação às características de jogos, que podem contribuir para o ensino de Matemática desses alunos e, por fim, ao serem propostos, podem acarretar maior dinamicidade e motivação nas aulas de Matemática a partir dos conteúdos de números complexos.
Abstract: The inclusion of people supported by Special Education, specifically those who have Autism Spectrum Disorder (ASD), has made education systems adopt new educational practices, always in search of methodologies that guarantee good quality teaching and learning. The purpose of this research was to create didactic games in an inclusive perspective that would contribute to the teaching of complex numbers and develop both mathematical and social skills. The content of complex numbers is abstract, which makes it difficult for the teacher to apply them in their daily practice. For the autistic student, this difficulty is even greater, as learning is facilitated when concepts are worked from palpable or material relationships. The methodology used was bibliographic research, with searches carried out in books, websites, documents and in the main databases (Scholar Google, ERIC, SciELO, CAPES Portal), related to the area of education, teaching Mathematics, Special Education and Autism Spectrum Disorder. This research brought pedagogical alternatives that can facilitate the teaching of complex numbers to autistic students and, consequently, bring benefits to other students, in addition, highlights the specificity of games about complex numbers, there is little evidence of games from of that mathematical content. Furthermore, because it is an inclusive perspective, its emphasis on research stands out, advancing in relation to the characteristics of the games, which can contribute to the teaching of Mathematics of these students finally, when proposed, lead to dynamism and greater motivation in the Mathematics classes from the contents of complex numbers.
Descrição: Acompanha: Jogos didáticos: um olhar inclusivo para o ensino de números complexos a autistas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28775
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