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Título: Estudo comparativo do comportamento mecânico entre a mistura asfáltica de CAUQ convencional e reciclada
Título(s) alternativo(s): Comparative study of the mechanical behavior between the asphaltic mixture of conventional and recycled CAUQ
Autor(es): Santos, Philipi Jose Marastoni dos
Orientador(es): Trombetta, Jairo
Palavras-chave: Asfalto
Misturas com emulsão asfáltica
Agregados (Materiais de construção)
Pavimentos de asfalto
Asphalt
Asphalt emulsion mixtures
Aggregates (Building materials)
Pavements, Asphalt
Data do documento: 20-Out-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SANTOS, Philipi Jose Marastoni dos. Estudo comparativo do comportamento mecânico entre a mistura asfáltica de CAUQ convencional e reciclada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: No Brasil as rodovias representam a principal estrutura disponível para o transporte de cargas e passageiros. Com a intensa utilização, grande parte de seu revestimento apresenta elevado grau de degradação exigindo restaurações. A retirada da camada degradada através da fresagem, para posterior reconstituição do revestimento tem gerado elevado volume de resíduos. A possibilidade de reciclagem do material fresado pode se apresentar como alternativa viável técnica e econômica, além de aspectos ambientais. Neste trabalho, buscou-se analisar a utilização do material fresado em uma mistura asfáltica com adição de 20% deste material em dosagem de Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ) pelo método Marshall. Para isso, foram moldados corpos de prova tanto com utilização de material fresado, como em mistura convencional de CAUQ. Foram analisados parâmetros padronizados, tais como: percentagem de vazios, relação betume/vazios, estabilidade e fluência. Os resultados apontam para uma equivalência de valores de teor de asfalto de projeto no tocante a percentagem de vazios e relação betume/vazios; porém em relação à Estabilidade e da Fluência a mistura reciclada indica a necessidade de ajuste na dosagem indicando que um aumento no teor de asfalto melhoraria estes dois parâmetros. Para um mesmo teor de betume para as duas misturas o estudo indica possibilidade de utilização da mistura reciclada para o revestimento de pavimentos, desde que compondo uma camada intermediária ou de ligação, que é menos solicitada que a camada de rolamento.
Abstract: In Brazil, highways represent the main structure available for the transport of cargo and passengers. With intense use, a large part of its coating presents a high degree of degradation requiring restorations. The removal of the degraded layer through milling, for later reconstitution of the coating, has generated a high volume of waste. The possibility of recycling the milled material can be presented as a viable technical and economic alternative, in addition to environmental aspects. In this work, we sought to analyze the use of the milled material in an asphalt mixture with the addition of 20% of this material in Hot Machined Asphalt Concrete (CAUQ) dosage by the Marshall method. For this purpose, specimens were molded using both milled material and a conventional mixture of CAUQ. Standardized parameters were analyzed, such as: percentage of voids, bitumen/void ratio, stability and creep. The results point to an equivalence of design asphalt content values regarding the percentage of voids and bitumen/voids ratio; however, in relation to Stability and Fluency, the recycled mixture indicates the need to adjust the dosage, indicating that an increase in the asphalt content would improve these two parameters. For the same bitumen content for the two mixtures, the study indicates the possibility of using the recycled mixture for pavement coating, provided that it composes an intermediate or connecting layer, which is less required than the rolling layer.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28505
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