Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28247
Título: Elaboração de um manual de procedimentos para experimentos práticos em mecânica dos sólidos para obtenção do módulo de elasticidade
Autor(es): Pires, Felipe Alves
Orientador(es): Camara, Fernando Henrique de Oliveira
Palavras-chave: Mecânica
Elasticidade
Deformações e tensões
Mechanics
Elasticity
Strains and stresses
Data do documento: 11-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: PIRES, Felipe Alves. Elaboração de um manual de procedimentos para experimentos práticos em mecânica dos sólidos para obtenção do módulo de elasticidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta um manual de procedimentos para montagem de experimentos práticos para obtenção do módulo de elasticidade dos materiais e também para observar como tais materiais se deformam quando submetidos a esforços mecânicos. Para isso, foram abordadas a conceituação dessa propriedade mecânica e a teoria vinculada à lei de Hooke junto ao diagrama Tensão x Deformação de maneira que seja possível coletar os resultados dos experimentos e compará-los com os valores da teoria.
Abstract: This work presents a manual of procedures to assemble practical experiments in order to obtain the Young’s Modulus of the materials and also to observe how these materials deform when forces are applied to them. To be able to do so, the conceptualization of this mechanical property and the theory that is linked to the Hooke’s law and Stress-Strain curve were considered here so that it was possible to collect the data and compare them to the theoretical values.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28247
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEME_2014_2_13.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.