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Título: A escuta da expressão do aluno na aula de Matemática: uma possibilidade de formação docente
Título(s) alternativo(s): Listening to student’s expression in Mathematics class: a possibility for teacher education
Autor(es): Pudelco, Marilize Cristiane Nogas
Orientador(es): Mocrosky, Luciane Ferreira
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Professores de matemática - Formação
Educação - Metodologia
Estudantes - Atitudes
Mathematics - Study and teaching
Mathematics teachers, Training of
Education - Methodology
Students - Attitudes
Data do documento: 23-Fev-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PUDELCO, Marilize Cristiane Nogas. A escuta da expressão do aluno na aula de Matemática: uma possibilidade de formação docente. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Esta pesquisa, qualitativa de cunho fenomenológico, orientada pela interrogação “O que a escuta da expressão do aluno pode trazer para a formação do professor?” foi conduzida pelas interpretações-compreensões do depoimento de cinco professoras alfabetizadoras em matemática, ao estarem atentas às expressões dos alunos num exercício de escuta. Para compor o estudo, as professoras foram convidadas a participar de quatro encontros assíncronos na plataforma Moodle da UTFPR. Cada um deles foi organizado em uma sala virtual, tendo como disparadoras algumas possibilidades de expressão de alunos ao realizarem atividades alfabetizadoras, todas inventariadas na literatura, em artigos científicos, material formativo do ministério da educação e vídeos, de livre acesso. Estes encontros buscaram evidenciar os modos de a escuta da expressão do aluno movimentar a formação docente. Após familiarizarem-se com as expressões expostas, as professoras puderam expor suas compreensões, em forma de relatos textuais postados no Moodle, em atenção ao que a escuta pode trazer para sua ação pedagógica. As análises destes relatos aconteceram sem identificação das participantes, tendo como fio condutor à hermenêutica, de modo a evidenciar o fenômeno investigado: expressões-de-alunospara-a-formação-docente. Iniciamos com a análise ideográfica, identificando, em cada relato, trechos que mostram sentido ao pesquisado, denominados unidades de significados (US). Tais US foram interpretadas, de modo a identificar ideias nucleares (IN), em sequência. Pela análise nomotética, na convergência das IN revelaram-se características gerais, buscando possíveis compreensões para fundamentar a interrogação orientadora da pesquisa. Das convergências duas categorias apresentaram-se, Conflitos e aberturas e Autoformação do Professor, considerando como a escuta do aluno pode orientar a formação docente. Nos conflitos e aberturas, fica evidente que para escutar o professor precisa abrir-se à escuta, decidir estar aberto, de forma atenta, voltando-se ao seu aluno. Porém nesta abertura de escuta o professor enfrenta conflitos, que por sua vez, contribuem para o dar-se conta da importância do escutar. Em Autoformação docente, desvela-se que, ao escutar seu aluno, o docente experimenta um modo de formação, pois precisa estar com sua prática, numa atitude de avaliar e pensar quais caminhos são necessários reorientar. No enlace entre Conflitos e aberturas e Autoformação do professor, destaca-se a necessidade do silenciar docente, em que o professor assume a postura do silêncio, interno e externo, buscando escutar o que dizem as expressões dos seus alunos. Do estudo destacou-se o Caderno Digital: A Escuta do Professor na aula de Matemática, a sugerir práticas pedagógicas.
Abstract: This research, qualitative of a phenomenological nature, guided by the question “What can listening to the student’s expression bring to teacher education?” was guided by the interpretations-comprehensions of five teachers who teach literacy in mathematics, as they were attentive to the expressions of the students in a listening exercise. To compose the study, the teachers were invited to participate in four asynchronous meetings on the Moodle platform at UTFPR. Each one of them was organized in a virtual room, having as triggers some possibilities of expression of students when carrying out literacy activities, all listed in literature, in scientific articles, training material from the Ministry of Education and videos, which are freely accessible. These meetings sought to highlight the ways in which listening to the student’s expression moves the teacher’s education. After familiarizing themselves with the exposed expressions, the teachers were able to express their understandings, in the form of textual reports posted on Moodle, in view of what listening can bring to their pedagogical action. The analysis of these reports took place without the identification of the participants, having as a guideline the hermeneutics, in order to highlight the investigated phenomenon: expressions-of-students-for-teacher-training. We started with the ideographic analysis, identifying, in each report, excerpts that show meaning to the respondent, called units of meaning (US). Such US were interpreted in order to identify core ideas (NI) in sequence. By the nomothetic analysis, the convergence of the NI revealed general characteristics, seeking possible understandings to support the guiding question of the research. From the convergences, two categories were presented, Conflicts and openings and Self-training of the Teacher, considering how listening to the student can guide teacher education. In conflicts and openings, it is evident that to listen, the teacher needs to be open to listening, decide to be open, attentively, turning to his student. However, in this openness of listening, the teacher faces conflicts, which in turn, contribute to realizing the importance of listening. In Teacher Self-training, it is unveiled that, when listening to their student, the teacher experiences a form of training, as they need to be with their practice, in an attitude of evaluating and thinking about which paths need to be reoriented. In the link between Conflicts and Openings and Teacher Self-training, the need to silence the teacher stands out, in which the teacher assumes the posture of silence, internal and external, seeking to listen to what the expressions of their students say. From the study, the Digital Notebook: The Teacher’s Listening in the Mathematics class stood out, suggesting pedagogical practices.
Descrição: Acompanha: A escuta do professor na aula de Matemática
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28245
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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