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Título: Das páginas para a tela: a transposição do detetive Mario Conde em Máscaras
Título(s) alternativo(s): From the pages to the screen: the transposition of the detective Mario Conde in Masks
Autor(es): Lampugnani, Rafaela
Orientador(es): Camilotti, Camila Paula
Palavras-chave: Arte e literatura
Intermidialidade
Literatura - Análise
Arte e sociedade
Art and literature
Intermediality
Literature - Analysis
Art and society
Data do documento: 18-Mar-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LAMPUGNANI, Rafaela. Das páginas para a tela: a transposição do detetive Mario Conde em Máscaras. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Sob a perspectiva dos Estudos Interartes, esta dissertação tem como objeto de pesquisa duas obras, o romance cubano intitulado Máscaras (1997) do escritor Leonardo Padura Fuentes e o terceiro capítulo da minissérie Cuatro Estaciones en La Habana (2016), intitulado Máscaras, dirigido por Félix Viscarret para a plataforma de streaming Netflix. Com o estudo das duas obras, busca-se apresentar como se dá o processo de construção da personagem do detetive Mario Conde ao longo das obras literária e cinematográfica, bem como discorrer sobre a história e a sociedade. Ademais, a proposta também será de contextualizar como ocorreu a transposição das páginas do romance de Padura para as telas, assim como evidenciar os recursos literários e cinematográficos que auxiliam no processo de entendimento da obra e da personagem. A metodologia empregada consiste em uma análise de cunho comparativista, apoiando-se em fontes crítico-teóricas. Como pressuposto teórico, buscaram-se fundamentos nos Estudos Interartes, com base nas teorias da adaptação, na construção da identidade e em elementos próprios da narrativa policial. Logo utilizou-se autores como Linda Hutcheon (2011), Thais Flores Nogueira Diniz (1999; 2010), Robert Stam (2006; 2013), Clüs Clüver (1997; 2006) no âmbito dos Estudos Interartes; Stuart Hall (2015), David Harvey (ano) sobre a identidade e sua fragmentação; Sandra Lúcia Reimão (1990), Fernanda Massi (2011), Mempo Giardinelli (2003), Àlex Martín Escribá e Javier Sánchez Zapatero (2007), Francisca Noguerol Jiménez (2006), P. D. James (2009), no que concerne o romance policial, entre outros autores relevantes para o estudo. Posto isso, a análise deste trabalho apresenta a relevância dos estudos entre cinema e literatura, além de evidenciar questões de evolução do gênero policial e os aspectos da contemporaneidade em ambas as obras. Os resultados obtidos são pertinentes, visto que apresentam um detetive que é afetado pela sociedade, pela violência e pela falta de empatia. Esses aspectos fazem com que a personagem não compreenda a sua identidade e se apresente como um sujeito fragmentado. Na transposição da obra literária para a cinematográfica, o diretor teve o auxílio do escritor no momento da escrita do roteiro. À vista disso, no filme é possível identificar semelhanças entre as personagens no momento da sua construção, contudo, por ser outra mídia, são necessários recortes e interpolações (verbais e visuais). Logo, a adaptação apresenta alterações significativas, reforçando, assim, a ideia de que o filme é uma nova obra que adapta a literatura da melhor forma para a nova mídia, e como consequência, reproduz uma nova fragmentação na identidade do detetive Mario Conde.
Abstract: From the perspective of Interart Studies, this dissertation has as research object two works, the Cuban novel entitled Masks (1997) by writer Leonardo Padura Fuentes and the third chapter of the miniseries Cuatro Estaciones en La Habana (2016), entitled Masks, directed by Félix Viscarret for the streaming platform Netflix. With the study of the two works, we seek to present how the process of construction of the character of the detective Mario Conde occurs throughout the literary and cinematographic works, as well as discuss history and society. Furthermore, the proposal will also contextualize how the transposition from the pages of Padura's novel to the screen occurred, as well as highlight the literary and cinematographic resources that help in the process of understanding the work and the character. The methodology used consists of a comparative analysis, based on critical-theoretical sources. As a theoretical presupposition, we sought foundations in Inter-Art Studies, based on the theories of adaptation, on the construction of identity, and on the elements of the police narrative itself. We used authors such as Linda Hutcheon (2011), Thais Flores Nogueira Diniz (1999; 2010), Robert Stam (2006; 2013), Clüs Clüver (1997; 2006) in the scope of Inter-Arts Studies; Stuart Hall (2015), David Harvey (year) on identity and its fragmentation; Sandra Lúcia Reimão (1990), Fernanda Massi (2011), Mempo Giardinelli (2003), Àlex Martín Escribá and Javier Sánchez Zapatero (2007), Francisca Noguerol Jiménez (2006), P. D. James (2009), regarding the detective novel, among other authors relevant to the study. That said, the analysis of this work presents the relevance of studies between cinema and literature, besides highlighting issues of the evolution of the detective genre and the aspects of contemporaneity in both works. The results obtained are relevant, since they present a detective who is affected by society, violence, and lack of empathy. These aspects cause the character to misunderstand his identity and present himself as a fragmented subject. In the transposition from literary work to film, the director had the writer's help when writing the script. In view of this, in the film it is possible to identify similarities between the characters at the moment of its construction, however, because it is another media, cuts and interpolations (verbal and visual) are necessary. Therefore, the adaptation presents significant changes, thus reinforcing the idea that the film is a new work that adapts literature in the best way for the new media, and as a consequence, reproduces a new fragmentation in the identity of the detective Mario Conde.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28142
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