Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2807
Título: O compartilhamento de significados entre alunos, pesquisadores e material didático na análise de um projeto de divulgação científica da Fiocruz/PR
Título(s) alternativo(s): The sharing of meanings between students, researchers and the didactic material in the analysis of a Fiocruz/PR scientific divulgation project
Autor(es): Passos, Milena Santiago dos
Orientador(es): Saavedra Filho, Nestor Cortez
Palavras-chave: Projetos científicos - Análise
Conhecimento e aprendizagem
Didática
Pesquisa qualitativa
Tecnologia educacional
Ciência - Estudo e ensino
Science projects - Analysis
Knowledge and learning
Didatics
Qualitative research
Educational technology
Science - Study and teaching
Data do documento: 30-Ago-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PASSOS, Milena Santiago dos. O compartilhamento de significados entre alunos, pesquisadores e material didático na análise de um projeto de divulgação científica da Fiocruz/PR. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Esta pesquisa delineia algumas possibilidades de conexão entre o conhecimento didático e o conhecimento científico por meio de um projeto de divulgação científica. A pesquisa aconteceu no Instituto Carlos Chagas – Fiocruz/PR, onde foi realizado, no ano de 2015, o seu primeiro programa de divulgação científica com o ambicioso objetivo de levar vivências científicas à escola. A partir da análise da primeira edição do projeto, desenvolveu-se um material didático para a segunda edição, que ocorreu em 2017. A análise foi essencialmente qualitativa, baseada nos relatos de pesquisadores e de alunos, a partir da qual se identificou as principais expectativas e significados contidos nesse evento didático. A teoria que embasou a produção do material didático é a de D. Bob Gowin, da Universidade de Cornell, que prevê uma tríade: alunos, professores e material didático em interação para o compartilhamento de significados. Os dados analisados permitem indicar que a transposição didática se mostra como a principal dificuldade na divulgação científica, seguida de outros obstáculos percebidos pelos pesquisadores, como a falta de interesse e de conhecimento prévio dos alunos. O material didático desenvolvido tem, portanto, a proposição de ser potencialmente significativo, assumindo o intento de expressar o saber no contexto característico da divulgação científica. Como produto desta pesquisa, foi elaborado um guia que apresenta os resultados e as orientações para que outros pesquisadores possam ter referenciais que os auxiliem a fazer a primeira etapa da transposição didática (saber científico para saber a ensinar) e formular materiais didáticos para a divulgação científica.
Abstract: This research outlined some possibilities of connection between didactic knowledge and scientific knowledge through a scientific dissemination project. The research was carried out at Instituto Carlos Chagas - Fiocruz-PR, where it was held in 2015, its first scientific dissemination program with the ambitious goal of bringing science experiences to school. From the analysis of the first edition of the project, a didactic material was developed for the second edition, which occurred in 2017. The analysis was essentially qualitative, based on the reports of researchers and students, from which the main expectations and meanings, that were part of this didactic event, were identified. The theory behind the production of the didactic material is the theory of Gowin, which foresees a triad: students, teachers and the didactic material in interaction in order to share meanings. The analyzed data allow us to indicate that the didactic transposition is shown as the main difficulty in the scientific dissemination, besides others perceived by the researchers, such as the lack of interest shown by the students and their lack of prior knowledge. The developed didactic material, therefore, has the proposition of being potentially significant, assuming its purpose as an expression of knowledge, in the context of scientific dissemination. As a product of this research, a guide that presents the results and orientations has been prepared, so that other researchers can have references that may help them to do the first step of didactic transposition and to formulate didactic materials for scientific divulgation.
Descrição: Acompanha produto: O compartilhamento...
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2807
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Lima, Milena Santiago dos Passos de_2017.pdf14,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Lima, Milena Santiago dos Passos de_2017_1.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons