Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2803
Título: Formação continuada de professores por meio da investigação-ação: resistência e autonomia docente na abordagem de questões sociocientíficas
Título(s) alternativo(s): Teacher continued education through action research: resistance and autonomy of teachers in approach of socio-scientific issues
Autor(es): Gomes, Tábata Melise
Orientador(es): Alves, João Amadeus Pereira
Palavras-chave: Professores - Formação
Pesquisa-ação em educação
Professores - Atitudes
Ciência - Aspectos sociais
Prática de ensino
Educação permanente
Tecnologia educacional
Ciência - Estudo e ensino
Teachers, Training of
Action research in education
Teachers - Attitudes
Science - Social aspects
Student teaching
Continuing education
Educational technology
Science - Study and teaching
Data do documento: 28-Ago-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GOMES, Tábata Melise. Formação continuada de professores por meio da investigação-ação: resistência e autonomia docente na abordagem de questões sociocientíficas. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de identificar aspectos críticos e emancipatórios presentes na prática educativa orientada por um processo coletivo e colaborativo de formação continuada de professores realizado por meio de investigação-ação e de abordagem de questões sociocientíficas. O referencial teórico é fundamentado na literatura crítica, tanto na compreensão da práxis social como da práxis educativa em especial. A investigação-ação é a perspectiva teóricometodológica adotada nesta pesquisa, considerando suas possibilidades formativas de construções teórico-práticas coletivas e colaborativas entre professores para reflexão e transformação da prática educativa, conforme Wilfred Carr e Stephen Kemmis (1986). Dentre as práticas educacionais situadas conforme uma perspectiva crítica, foi proposto o desenvolvimento pedagógico de questões sociocientíficas por meio de estratégias didático-metodológicas pautadas em controvérsias que afetam o meio ambiente e que possuem base na produção científica e tecnológica, de acordo com Ratcliffe e Grace (2003). Nesse percurso, privilegiou-se a constituição de um coletivo docente denominado Grupo de Trabalhos e Estudos na Escola para Ações Formativas, composto por três professoras de Ciências e uma professora de Geografia da rede pública de ensino do Paraná. O processo formativo ocorreu no período entre fevereiro a junho de 2016, contemplando a realização de encontros presenciais, produção de materiais, implementação de ações em sala de aula, reflexão e problematização da prática educativa, seus obstáculos e desafios. Para a constituição dos dados, empregaram-se os recursos de: (1) diário de bordo, com o registro das ações e impressões, elaborado pela pesquisadora; (2) gravações do áudio das reuniões do grupo de investigação-ação, com posterior transcrição dos diálogos realizados; (3) transcrição das conversas feitas por meio de grupo constituído em aplicativo próprio para compartilhamento de mensagens escritas, áudios, links indicados etc.; (4) materiais didáticos produzidos pelo grupo no decorrer das ações. A análise dos dados empíricos percorreu a sistematização, classificação e elaboração de categorias de análise baseada na teoria educacional crítica e na pedagogia libertadora, com fundamentação nas obras de Freire (1979; 1987; 1996; 1999), Carr e Kemmis (1986), Giroux (1997; 1998) e Contreras (2012). Foram identificados obstáculos estruturais e pedagógicos para a efetivação da prática docente em perspectiva crítica e coletiva. A necessidade de resistência à perda de autonomia docente por meio de ações coletivas entre professores no interior da escola foram problematizadas e assumiram centralidade no curso da investigação-ação. O produto educacional desta investigação consistiu em um caderno docente elaborado a partir das ações e reflexões desenvolvidas pelo grupo, levando em conta os aspectos: da experiência desenvolvida na implementação da pesquisa, das reflexões advindas da investigação, de um processo de autocrítica e reflexão da investigadora.
Abstract: The aim of this research is to identify critical and emancipatory aspects in educational practice oriented by a collective and collaborative process of teacher continued education conducted through action research and socio-scientific issues. The theoretical framework is based on the critical literature, both in understanding the social praxis and the educational praxis in particular. Action research is the theoreticalmethodological approach adopted in this research, considering its formative possibilities of collective and collaborative theoretical-practical constructions among teachers for reflection and transformation of the educational practice, according to Wilfred Carr and Stephen Kemmis (1986). From those located educational practices in a critical perspective, this study proposed the pedagogical development of socioscientific issues through didactic-methodological strategies guided by controversies that affect the environment and have the basis of scientific and technological production, according to Ratcliffe and Grace (2003). Therefore, it focused on the establishment of a teaching collective called Work and Studies Group at School for Formative Actions, composed of three teachers of Sciences and a teacher of Geography of a public school of Paraná. The educational process took place in the period between February and June 2016, contemplating face-to-face meetings, production of materials, implementation of actions in classroom, reflection and problematization of educational practice, as its obstacles and challenges. For the constitution of data, the following resources were used: (1) logbook, with the record of actions and impressions, prepared by the researcher; (2) audio recordings of the meetings of the action research group, with later transcription of the dialogues carried out; (3) transcription of the dialogues made through the group in an app for the sharing of written messages, audios, links, etc .; (4) didactic materials produced by the group in the course of actions. The analysis of the empirical data covered the systematization, classification and elaboration of categories based on critical educational theory and liberation pedagogy, based on Freire (1979, 1987, 1996, 1999), Carr and Kemmis (1986), Giroux (1997), and Contreras (2012). Structural and pedagogical obstacles were identified for the effectiveness of teaching practice in a critical and collective perspective. The need for for resistance to loss of teacher autonomy through collective actions among teachers within the school were problematized and assumed centrality in the course of action research. The educational product of this research consisted of a teaching book elaborated from the actions and reflections developed by the group, taking into account the aspects of: the experience developed in the implementation of the research, the reflections from the investigation, the process of self-criticism and reflection by the researcher.
Descrição: Acompanha produto: Formação docente através da investigação-ação: a abordagem da questão sociocientífica "Epidemia de zica - das saídas milagrosas aos gargalos sociais"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2803
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Gomes, Tábata Melise_2017.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Gomes, Tábata Melise_2017_1.pdf3,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons