Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27891
Título: Multi(Letramentos) e curadoria: entre orientações, práticas e livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Multi(literacies) and curation: between guidelines, practices and portuguese language textbooks for the final years of elementary school
Autor(es): Nunes, Elisa Akiko Maruyama
Orientador(es): Remenche, Maria de Lourdes Rossi
Palavras-chave: Curadoria
Livros didáticos
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Letramento
Base Nacional Comum Curricular
Curatorship
Textbooks
Portuguese language - Study and teaching
Literacy
Data do documento: 16-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NUNES, Elisa Akiko Maruyama. Multi(Letramentos) e curadoria: entre orientações, práticas e livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: As mídias digitais alteram e ampliam as esferas sociodiscursivas e os leitores não são apenas consumidores, eles se tornam os difusores de conteúdo: podem ressignificar, curtir, compartilhar, curar o que querem ler e ver. Nesse novo ambiente, maximiza-se a produção e a circulação de informações, nem sempre confiáveis, o que caracterizamos nesta pesquisa como desinformação. Considerando esse escopo, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), no componente curricular Língua Portuguesa, referente aos Anos Finais do Ensino Fundamental, prescreve a curadoria de informação como objeto de conhecimento. Em vista disso, o objetivo desta pesquisa é analisar se as práticas multiletradas de curadoria prescritas pela BNCC são apropriadas pelo livro didático de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada e fundamenta-se teoricamente na concepção dialógica da linguagem (Círculo de Bakhtin); na perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos de Cazden et al. (1996); Cope e Kalantzis (2009); Kalantzis; Cope; Pinheiro (2020) e Novos Letramentos (novo ethos) de Lankshear e Knobel (2006, 2007); Knobel e Lankshear (2014). No âmbito do aporte metodológico, esta investigação está embasada na análise qualitativa e interpretativa de dados e analisa as prescrições constantes na BNCC relativa à curadoria presentes no componente curricular Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental em diálogo com o LDP. O corpus para análise é a Coleção “Tecendo Linguagens” aprovada no PNLD 2020 para os Anos Finais do Ensino Fundamental. As análises revelam que nem todas as práticas multiletradas de curadoria prescritas pela BNCC são apropriadas pela Coleção. Sobre como a propostas do LDP contribuem para a mobilização das práticas de multiletramentos e um novo ethos (nova mentalidade), constatou-se que as práticas de curadoria propostas na Coleção Tecendo Linguagens não seguem um padrão de progressão e apenas as práticas de curadoria que fomentam a criação e a reelaboração de novos textos e sentidos mobilizam esses critérios. Esta pesquisa revelou também que as práticas de curadoria propostas pelo LDP sistematizam em pequeno número os diferentes gêneros presentes em ambientes digitais, devido a importância desse tema, são necessários estudos que objetivem avanços mais expressivos em relação às propostas de ensino de práticas de curadoria na escola.
Abstract: Digital media alter and expand the sócio-discursive spheres and readers are not just consumers, they become content diffusers: they can reframe, enjoy, share, cure what they want to read and see. In this new environment, the production and circulation of information is maximized, which is not always reliable, which we characterize in this research as disinformation. Considering this scope, the National Common Curricular Base – BNCC (BRASIL, 2017), in the Portuguese Language curricular component, referring to the Final Years of Elementary School, prescribes information curation as an object of knowledge. In view of this, the objective of this research is to analyze if the multiliterate curation practices prescribed by the BNCC are appropriated by the Portuguese Language textbook for the Final Years of Elementary School. For this purpose, the research is inserted in the Applied Linguistic field and is theoretically based on the dialogic conception of language (Bakhtin’s Circle); from the perspective of the Multiliteracies Pedagogy of Cazden et al. (1996); Cope and Kalantzis (2009); Kalantzis; Cope; Pinheiro (2020) and New Literacies (new ethos) by Lankshear and Knobel (2006, 2007); Knobel and Lankshear (2014). This research methodology is grounded in a qualitative and interpretive analysis of data and analyzes the prescriptions contained in the BNCC regarding curation present in the Portuguese Language curricular component for the Final Years of Elementary School in dialogue with the LDP. The corpus for analysis is the Collection “Tecendo Linguagens” approved in PNLD 2020 for the Final Years of Elementary School. The analyzes reveal that not all of the multiliterate curation practices prescribed by the BNCC are appropriated by the Collection. Regarding how the LDP proposals contribute to the mobilization of multiliteracies practices and a new ethos (new mentality), it was found that the curation practices proposed in the Tecendo Linguagens Collection do not follow a pattern of progression and only the curation practices that foster the creation and reelaboration of new texts and meanings mobilize these criteria. This research also revealed that the curation practices proposed by the LDP systematize the different genres present in digital environments in a small number, due to the importance of this theme, studies are needed that aim at more expressive advances in relation to the proposals of teaching curation practices at school.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27891
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
multiletramentoscuradorialivrosdidaticos.pdf4,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons