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Título: Interpretações de probabilidade contempladas nas coleções de matemática do PNLD 2021 para o novo ensino médio
Título(s) alternativo(s): Probability interpretations included in the national textbook program math collections 2021 for the new high school
Autor(es): Silveira, Beatriz Lestch da
Orientador(es): Martins, Carlos Alexandre Ribeiro
Palavras-chave: Livros didáticos
Probabilidades
Matemática - Estudo e ensino
Textbooks
Probabilities
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 26-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVEIRA, Beatriz Lestch da. Interpretações de probabilidade contempladas nas coleções de matemática do PNLD 2021 para o novo ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: Neste trabalho são analisadas de forma qualitativa e quantitativa, dados e informações acerca do conteúdo específico de probabilidade e suas possíveis interpretações, presentes nas dez coleções de Matemática aprovadas no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD – 2021 para o Novo Ensino Médio, dentro do Edital 03/2019, referentes ao Objeto 2 – Obras por área de conhecimento: obras específicas. Essas obras foram submetidas à avaliação no primeiro semestre de 2021, disponibilizadas para a escolha das escolas no segundo semestre de 2021, para serem distribuídas à rede púbica da educação básica do Brasil em 2022. O objetivo principal do estudo está voltado a identificar e descrever características das coleções de modo a subsidiar a instrumentalização didática quanto à utilização das obras a partir do próximo ano, no que se refere ao tema probabilidade. Considerando que para o estudante, o livro didático constitui a principal fonte de acesso ao conhecimento científico elaborado e para o professor, representa o principal recurso didático disponível para guiar seu trabalho didático, a partir da análise destas obras, procurou-se identificar quais dentre as interpretações de probabilidade: clássica, frequentista, geométrica e subjetiva, estavam contempladas nos textos. Os dados quantitativos coletados referem-se à quantidade de páginas destinadas a tratar o tema em cada volume específico da coleção, natureza e quantidade de exercícios resolvidos apresentados, quantidade de exercícios propostos e a quantidade de exercícios voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e vestibular. A partir desses dados, geraram-se tabelas e gráficos, de forma a subsidiar comparações e conclusões. No aspecto qualitativo analisou-se o conteúdo de probabilidade tratado, quanto à natureza dos espaços amostrais envolvidos e quanto à presença ou não das interpretações de probabilidade indicadas. Observou-se que todas as coleções contemplam a interpretação clássica de probabilidade a partir de espaços amostrais discretos. A abordagem frequentista é tratada em sete coleções, algumas de forma completa e outras, apenas nos exercícios. Por outro lado, a interpretação subjetiva é tratada em apenas um texto, enquanto a interpretação geométrica está ausente de todos os textos. A partir dos dados coletados conclui-se que para atender a orientações contidas na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, a qual recomenda que o estudante deva ser capaz de identificar a existência de diferentes tipos de espaços amostrais, discretos ou não, de diferentes interpretações e implicações para o cálculo de probabilidades, qualquer uma das dez coleções que venha a ser adotada pela escola a partir de 2022, deverá ter seu texto complementado com informações referentes às diferentes abordagens desse conteúdo, bem como complementar o rol de exercícios destinados à fixação dos conteúdos.
Abstract: In this work data and information about the specific content of probability and its possible interpretations present in the ten collections of Mathematics approved under the National Textbook Program - 2021 for the New High School, within of Notice 03/2019, referring to Object 2 - Works by area of knowledge: specific works are analyzed qualitatively and quantitatively. These works were submitted for evaluation in the first semester of 2021, made available for the choice of schools in the second semester of 2021, to be distributed to the public basic education network in Brazil in 2022. The main purpose of the study is aimed at identifying and describing characteristics of the collections in order to subsidize the didactic instrumentalization concerning the use of the works from the next year, regarding the probability theme. Considering that to the student the textbook is the main source of access to elaborated scientific knowledge and for the teacher it represents the main teaching resource available to guide their teaching work, from the analysis of these works, we tried to identify which among the probability interpretations: classical, frequentist, geometric and subjective, were included in the texts. The quantitative data collected refer to the number of pages intended to deal with the topic in each specific volume of the collection, number of solved exercises presented, number of proposed exercises and the number of exercises aimed at the National High School Exam and entrance exam. From these data, tables and graphics were generated in order to support comparisons and conclusions. In the qualitative aspect, the treated probability content was analyzed, regarding the nature of the sample spaces involved and concerning the presence or not of the indicated probability interpretations. It was observed that all collections include a classical interpretation of probability from discrete sample spaces. The frequentist approach is treated in seven collections, some in a complete way and others only in exercises. On the other hand, subjective interpretation is dealt with in only one text, while geometric interpretation is absent from all texts. From the collected data, it is concluded that to attend the guidelines contained in the Common National Curriculum Base, which recommends that the student should be able to identify the existence of different types of, discrete or not, sampling spaces, of different interpretations and implications for the probability calculation, any of the ten collections that is going to be adopted by the school from 2022, should have its text complemented with information regarding the different approaches of this content, as well as complementing the list of exercises aimed at fixing the contents.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27722
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

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