Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Luana Carvalho dos-
dc.date.accessioned2022-03-16T23:23:24Z-
dc.date.available2022-03-16T23:23:24Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Luana Carvalho dos. Matematização em atividades de modelagem matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27659-
dc.descriptionAcompanha: Atividades de modelagem matemática com potencial para o aprimoramento da cultura digitalpt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate how students from the Final Years of Elementary School deal with Mathematical Modelling activities associated with digital technology and what mathematization presents. For this, we base on Mathematical Modelling as a pedagogical alternative, on mathematization and anticipation of activities developed to 8th and 9th grade students related to the use of digital technologies in Mathematics classes. We developed and analyzed data from three Mathematical Modelling activities based on our theoretical frameworks by following the methodology of interpretive qualitative analysis. In our analyses, we sought to show evidence of four elements presents in the literature that is considered essential to have a successful mathematization. Thus, the data allowed us to discuss: the presence or lack of relevant mathematical knowledge; the ability to use it in Modelling; the belief that a valid use of model mathematics favors the concretization of real phenomena, persistence and confidence in their mathematical abilities. We conclude that the observation of these elements allows us to infer about the quality of mathematization, but the fact that the students, subjects of the research, are not familiarized with Modelling activities is an aspect that also influenced. Reflections resulting from the research led to the organization of an educational product that includes, in addition to the activities analyzed in this dissertation, two others that were not developed with the students because of the Sars-cov-2 pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectCultura e tecnologiapt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectCulture and technologypt_BR
dc.titleMatematização em atividades de modelagem matemática nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeMathematization in mathematical modelling activities in the final years of elementary schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar como os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental lidam com atividades de Modelagem Matemática associadas à tecnologia digital e que matematização apresentam. Para isso, nos fundamentamos na Modelagem Matemática como alternativa pedagógica, na matematização e na antecipação em atividades desenvolvidas com alunos de 8° e 9° anos relacionadas ao uso de tecnologias digitais em aulas de Matemática. Desenvolvemos e analisamos dados de três atividades de Modelagem Matemática pautadas em nossos referenciais teóricos ao seguirmos a metodologia de análise qualitativa interpretativa. Em nossas análises, buscamos evidenciar indícios de quatro elementos presentes na literatura considerados essenciais para se ter uma matematização bem-sucedida. Assim, os dados nos possibilitaram discutir: a presença ou a falta do conhecimento matemático relevante; a capacidade de usá-lo na Modelagem; a crença de que um uso válido da matemática é modelar fenômenos reais, a persistência e a confiança em suas capacidades matemáticas. Concluímos que a observação desses elementos permite inferir sobre a qualidade da matematização, mas que o fato de os alunos, sujeitos da pesquisa, não serem familiarizados com atividades de Modelagem é um aspecto que também influenciou. Reflexões decorrentes da pesquisa levaram a organização de um produto educacional que inclui, além das atividades analisadas nessa dissertação, outras duas que não foram desenvolvidas com os alunos em decorrência da pandemia do Sars-cov-2.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6462846396007043pt_BR
dc.contributor.advisor1Borssoi, Adriana Helena-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1393224739848502pt_BR
dc.contributor.referee1Borssoi, Adriana Helena-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1393224739848502pt_BR
dc.contributor.referee2Meyer, João Frederico da Costa Azevedo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8002-7075pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9611168473482242pt_BR
dc.contributor.referee3Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0695-3086pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
atividadesmodelagemmatematica.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
atividadesmodelagemmatematica_produto.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons