Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27632
Título: Estratégias de ensino político na educação técnica profissional: contribuições para o desenvolvimento de cidadãos com senso crítico e governamental
Título(s) alternativo(s): Political teaching strategies in technical professional education: contributions to development of citizens with critical and governmental sense
Autor(es): Silva Júnior, Fábio Silvério da
Orientador(es): Oliveira, Jair de
Palavras-chave: Ciência política - Estudo e ensino
Ensino profissional
Cidadania
Political Science - Study and teaching
Professional education
Citizenship
Data do documento: 4-Fev-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA JÚNIOR, Fábio Silvério da. Estratégias de ensino político na educação técnica profissional: contribuições para o desenvolvimento de cidadãos com senso crítico e governamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo avaliar uma proposta para melhorar o ensino político que contribua para diminuir as lacunas de aprendizagens dos discentes do 3º módulo do curso técnico em Administração e do 3º módulo de Contabilidade, de uma escola pública estadual localizada no interior do estado de São Paulo. A questão principal que direcionou a pesquisa foi propor a elaboração de um produto educacional para construir com o ensino político para os alunos dos cursos técnicos, que possibilite aos professores desenvolverem junto ao estudo inerente dos conjuntos de programas governamentais municipais e o cotidiano de seu acadêmico, cuja intenção é provocar, despertar e levar os discentes a visualizar a importância das discussões políticas em seu cotidiano. Para tanto, realizou-se pesquisas bibliográficas – sobre os temas: Administração Pública, ensino político e formação cidadã –, pautados nos estudos de Alexandre de Moraes, Anderson de Menezes, Beatriz Meneghel Chagas Camargo, Charles-Louis de Secondat Montesquieu, José Afonso da Silva, Luiz Carlos Bresser Pereira, Pedro Lenza, Ricardo Cunha Chimenti, bem como a utilização de várias normas pertencentes ao ornamento jurídico sobre educação profissional. Como ponto de partida, o presente estudo foi estruturado em quatro capítulos que abordam o estudo e a história do surgimento do curso técnico profissionalizante, em nível brasileiro até sua presença na cidade estudada; partindo para o estudo das matrizes curriculares dos cursos do eixo de gestão e negócio em análise; a análise da discussão sobre a Administração Pública e suas esferas administrativas; findando no exame da sequência didática como estratégia de ensino e aprendizagem. Os resultados do trabalho indicaram que a maioria dos alunos participantes não se interessa por assuntos relacionados ao estudo político em razão de ausências de tempo, falta de interesse pelo assunto, não acreditar nos assuntos relacionados a política; e, por fim, por não possuir conhecimento técnico para acompanhar as discussões. Dessa maneira, espera-se oferecer uma contribuição para que a escola – equipe pedagógica e docentes – reverta essa situação, por meio da utilização da sequência didática apresentada neste estudo, denominada “ETEC na Câmara: Escola de conhecimento político”, a qual auxiliará na transmissão do conhecimento teórico e sua contextualização com a prática; na proximidade com os poderes que compõem o estado; na formação de munícipes ativos e participativos, bem como, profissionais mais atuantes, além de cidadãos conscientes de seu papel perante a sociedade e futuros representantes de sua população.
Abstract: This study aims to evaluate a proposal to improve political education that contributes to reducing the learning gaps of students in the 3rd module of technical administration and the 3rd module of accounting, in a state public school located in the interior of the state of São Paulo. The main question that guided the research was to propose the development of an educational product to build political education for students in technical courses, enabling teachers to develop together with the study inherent in the sets of municipal government programs and the daily lives of their academics, whose intention is to provoke, awaken and make students visualize the importance of political discussions in their daily lives. To this end, bibliographical research was carried out on the following topics: public administration, political education and citizen education, in the authors: Alexandre de Moraes, Anderson de Menezes, Beatriz Meneghel Chagas Camargo, Charles-Louis de Secondat Montesquieu, José Afonso da Silva, Luiz Carlos Bresser Pereira, Pedro Lenza, Ricardo Cunha Chimenti, as well as the use of several norms pertaining to the legal ornament on professional education. As a starting point, the present study was structured in 4 (four) chapters, namely: the study and history of the emergence of the professional technical course, at the Brazilian level, until its presence in the city studied, starting with the study of curricular matrices of the courses in the management and business axis under analysis, the analysis of the discussion on Public Administration and its administrative spheres, ending with the examination of the didactic sequence as a teaching and learning strategy. Of the results of the work that can be highlighted are that most of the participating students are not interested in matters related to political study due to lack of time, lack of interest in the subject, not believing in matters related to politics, and, finally, not having technical knowledge to follow the discussions. In this way, it is expected to offer a contribution so that the school and the pedagogical team and teachers revert this situation, through the use of this didactic sequence, called “ETEC in the Chamber: School of political knowledge”, which will help in the transmission of knowledge theoretical and its contextualization with practice, proximity to the powers that make up the state, training of active and participative citizens, as well as more active professionals, in addition to citizens aware of their role in society and future representatives of its population.
Descrição: Acompanha: Estratégias de ensino político na educação técnica profissional: contribuições para o desenvolvimento de cidadãos com senso crítico e governamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27632
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estrategiasensinopolitico.pdf3,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
estrategiasensinopolitico_produto.pdf798,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons