Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27631
Título: Formação de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais mediado por Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
Título(s) alternativo(s): Teacher training for teaching mathematics in the early years mediated by Potentially Meaningful Teaching Units (UEPS)
Autor(es): Souza, Graziela Ferreira de
Orientador(es): Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Conhecimento e aprendizagem
Prática de ensino
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
Knowledge and learning
Student teaching
Data do documento: 16-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SOUZA, Graziela Ferreira de. Formação de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais mediado por Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Esta tese buscou investigar as contribuições para o conhecimento dos docentes que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um processo de formação continuada, baseado no recurso de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, UEPS. Este recurso, potencialmente facilitador da aprendizagem significativa, estrutura-se em um percurso de aprendizagem organizado em etapas, planejadas de modo lógico e intencional, para o desenvolvimento de um processo de ensino que possa auxiliar na aquisição de sentido para o que se aprende, promovendo, potencialmente, a aprendizagem significativa. Deste modo, busca-se comprovar nessa tese a hipótese de que as UEPS podem ser um caminho para o enfrentamento das lacunas da formação docente, enriquecendo as práticas e conduzindo para aprendizagens significativas no ensino de matemática dos anos iniciais. Para isso, assumiu-se a pesquisa-ação como opção metodológica, cuja abordagem é definida como qualitativa e interpretativa, em que os achados foram compreendidos a partir da Análise de Conteúdo. Os dados foram coletados a partir de um processo investigativo que se desenvolveu em duas etapas, nas quais buscou-se, inicialmente, observar e compreender o contexto de atuação dos profissionais da educação básica, compreendendo-se suas demandas e modos de trabalho. Em seguida, na segunda etapa, estabeleceu-se um plano de formação continuada voltado aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, contando com um grupo de 15 participantes, em um processo formativo desenvolvido de modo online, totalizando 50 horas. Constatou-se que as experiências oportunizadas durante o curso apresentaram mudanças nas percepções dos professores quanto à prática pedagógica, ao ensino e à aprendizagem. O aprendizado sobre UEPS demonstrou atingir os objetivos e aprimorar o conhecimento pedagógico dos participantes ao elaborarem seus planejamentos voltados às unidades temáticas da matemática como números, grandezas e medidas e geometria, revelando que a estratégia de ensino foi efetiva para a formação dos professores, sobretudo por considerar suas reais necessidades de aprendizagem e a articulação de elementos teóricos e práticos. Como produto resultante desta pesquisa, destaca-se o percurso de formação continuada para estudo e aprendizagem dos princípios fundamentais da Teoria da Aprendizagem Significativa, os processos de ensino mediados por UEPS e as estratégias de avaliação da aprendizagem dos estudantes. Ainda, como desdobramentos, as UEPS produzidas pelos participantes, bem como a fundamentação teórica a partir da qual originaram-se, serão compilados e organizados na forma de um livro, subsidiando e inspirando outros professores para ampliarem seus conhecimentos na docência.
Abstract: This thesis investigated the contributions to the knowledge of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school from a continuing education process based on the resource of Potentially Meaningful Teaching Units. This resource, potentially facilitating meaningful learning, is structured in a learning path organized in stages, planned in a logical and intentional way for the development of a teaching process that can help in the acquisition of meaning for learning, potentially promoting meaningful learning. This thesis seeks to prove the hypothesis that the UEPS can be a way to face the gaps in teacher education, enriching practices and leading to meaning learning in the teaching of mathematics in the early years. For this, action research was assumed as a methodological option, whose approach is defined as qualitative and interpretive, in which the findings were understood from Content Analysis. Data were collected from an investigative process that was developed in two stages, in which the aim was initially to observe and understand the context of performance of basic education professionals, understanding their demands and ways of working. Then, in the second stage, a continuing education plan aimed at teachers from the early years of elementary school was established, with a group of 15 participants in a training process developed online, totaling 50 hours. It was found that the experiences offered during the course showed changes in the perceptions of teachers regarding pedagogical practice, teaching and learning. Learning about UEPS demonstrated achieving the objectives and improving the pedagogical knowledge of the participants when preparing their plans aimed at thematic units of mathematics such as numbers, quantities and measures and geometry, revealing that the teaching strategy was effective for the training of teachers, especially for consider their real learning needs and the articulation of theoretical and practical elements. As a result of this research, the course of continuing education stands out for the study and learning of the fundamental principles of the Meaningful Learning theory, teaching processes mediated by UEPS and student learning assessment strategies. Still as developments, the materials produced by the participants, as well as the theoretical foundation from which they originated, will be compiled and organized in the form of a book, subsidizing and inspiring other teachers to expand their knowledge for teaching.
Descrição: Acompanha produção técnica: O ensino de matemática nos anos iniciais: proposta de formação continuada de professores a partir de UEPS
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27631
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaocontinuadaaprendizagemsignificativa.pdf4,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaocontinuadaaprendizagemsignificativa_produto.pdf6,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons