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Título: Formação continuada de profissionais da educação em ciências da natureza para os anos iniciais sob a perspectiva da semiótica peirceana
Título(s) alternativo(s): Continued education of educational professionals of Natural Science in the early years based on peircean’s semiotic view
Autor(es): Bassani, Maria Angela Lorente
Orientador(es): Alves, João Amadeus Pereira
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Semiótica
Literatura infantojuvenil
Professores - Formação
Peirce, Charles S. (Charles Sanders), 1839-1914
Science - Study and teaching
Semiotics
Children's literature
Teachers, Training of
Data do documento: 6-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BASSANI, Maria Angela Lorente. Formação continuada de profissionais da educação em ciências da natureza para os anos iniciais sob a perspectiva da semiótica peirceana. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Esta pesquisa parte da percepção da formação continuada de professores como propulsora de reflexões acerca das práticas pedagógicas, que pode instigar a experimentação do novo, bem como focar para o trabalho educativo direcionado às reais necessidades da comunidade escolar. Objetivou-se analisar o processo colaborativo de formação continuada de profissionais da educação dos anos iniciais envolvidos com o ensino de Ciências da Natureza, tendo a contação de história como recurso para a prática pedagógica, à luz da semiótica de Charles Peirce. Para tanto desenvolveu-se um curso para professores e pedagogos intitulado “Vereda Semiótica Peirceana: formação continuada para profissionais em atividades relacionadas ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, de maneira remota via plataforma Google Meet, realizado nos meses de março e abril de 2021. Houve a participação de 16 profissionais que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais de Curitiba, outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral do Paraná. Ocorreram cinco encontros, totalizando uma carga horária de 28 horas, sendo 20 síncronas e oito assíncronas. A formação desenvolvida nesse curso foi estruturada de modo que existisse equilíbrio entre a fundamentação teórica ancorada na semiótica de Peirce, as habilidades epistêmicas estimuladas e desenvolvidas no ensino de Ciências da Natureza e as práticas pedagógicas dos participantes, bem como que houvesse conexão e continuidade entre as exposições, reflexões e atividades propostas, possibilitando uma lógica sequencial na construção do conhecimento. Tratou-se de uma pesquisa caracterizada como qualitativa, descritiva e analítica. A partir das transcrições das vídeogravações dos encontros do curso de formação e a produção das atividades realizadas pelos participantes, foi constituído o corpus de análise. Os dados foram analisados a partir da semiótica peirceana. Para isso, utilizou-se as três categorias gerais propostas por Peirce: primeiridade, secundidade e terceiridade, alinhando-as ao processo de percepção, significação e ressignificação em compasso com as atividades de perceber, relacionar e conhecer. Os resultados permitem dizer que o contexto da formação continuada desenvolvida se configurou um ambiente coletivo e colaborativo de aprendizagens, no qual a semiótica foi percebida como um caminho facilitador das práticas pedagógicas, quer sejam elas de avaliação do aluno, do processo de ensino-aprendizagem ou da própria prática profissional. Com isso, a formação continuada em tela contribuiu para a percepção dos participantes sobre possibilidades de uso dos níveis didáticos-metodológicos para o processo de ensinoaprendizagem. O Produto Educacional gerado por esta pesquisa delineou-se a partir do desenvolvimento do curso de formação e se constituiu em um guia educacional para a formação continuada de profissionais atuantes em Ciências da Natureza nos anos iniciais, tendo a contação de histórias e a semiótica como possibilidades muito promissoras para o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This research starts from perception of the continued education of teachers as direction of reflections on pedagogical practices, which can instigate experimentation with the new, as well as focus on educational work directed to the real needs of the school community. The objective was to analyze the collaborative process of continued education of professionals from the early years involved in teaching Natural Sciences, having the storytelling as a resource for pedagogical practice based on Charles Peirce’s semiotics. For this, a course was developed for teachers and pedagogues entitled “Peircean Semiotic Path: continued education for professionals in activities related to the Science teaching in the early years of elementary school”, online using Google Meet platform held in March and April 2021. There was the participation of 16 professionals who works in the early years of elementary school in municipal public schools in Curitiba and other cities from the Metropolitan Region of Curitiba and also the coast of Paraná. There were five meetings, totaling a workload of 28 hours, being 20 synchronous and eight asynchronous. The formation developed in this course was structured só that there was a balance between the theoretical foundation anchored in Peirce’s semiotics, the epistemic skills stimulated and developed in the teaching Natural Sciences and the pedagogical practices of the participants, as well as that there was connection and continuity between the exhibitions, reflections and proposed activities, enabling a sequential logic in the construction of knowledge. It was qualitative, descriptive and analytical research. From the transcripts of video recordings of the training course meetings and the production of activities carried out by the participants, the corpus of analysis was constituted. The data were analyzed using Peircean semiotics. For this, the three general categories proposed by Peirce were used: firstness, secondness and thirdness, aligning them with the process of perception, meaning and resignification in step with the activities of perceiving, relating and knowing. The results allow us to say that the context of continued education that was developed set up a collective and collaborative learning environment, in which semiotics was perceived as a path that facilitates pedagogical practices, whether they are student assessment, the teaching process. Learning or professional practice itself. Thus, the continuing education on screen contributed to the participants’ perception of possibilities of using the didactic-methodological levels for the teaching-learning process. The Educational Product generated by this research was outlined from the development of the training course and constituted an educational guide for the continued education of professionals working in Natural Sciences in the early years, with storytelling and semiotics as possibilities very promising for the teaching-learning process.
Descrição: Acompanha: Uma proposta de formação continuada para profissionais envolvidos com o ensino de ciências nos anos iniciais sob a perspectiva da semiótica peirceana
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27619
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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