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Título: Evasão no ensino superior: perspectivas dos evadidos dos cursos de engenharia da UTFPR campus Campo Mourão na construção de uma proposta de intervenção
Título(s) alternativo(s): Dropout in higher education: perspectives of evaded from engineering courses at UTFPR campus Campo Mourão in the construction of an intervention proposal
Autor(es): Silva, Sildemar Albertini da
Orientador(es): Oliveira, Oséias Santos de
Palavras-chave: Evasão universitária
Ensino superior
Estudantes - Programas de assistência
Engenharia - Estudo e ensino
College dropouts
Education, Higher
Student assistance programs
Engineering - Study and teaching
Data do documento: 20-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Sildemar Albertini da. Evasão no ensino superior: perspectivas dos evadidos dos cursos de engenharia da UTFPR campus Campo Mourão na construção de uma proposta de intervenção. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A ocorrência da Evasão no Ensino Superior é um problema que tem afetado instituições de ensino em todo o mundo. O abandono de cursos, pelos alunos, não representa apenas prejuízos de ordem acadêmica, mas também, econômica e social, tanto para as instituições quanto para os próprios discentes evadidos. Diante desta temática tão importante, esta pesquisa tem como objetivo propor um conjunto de ações para o enfrentamento do fenômeno da evasão, a partir de registros ocorridos no período entre 2016 e 2020, nos cursos de graduação de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos e Engenharia Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão. Para isso, a pesquisa foi estruturada a partir de uma abordagem qualitativa, sendo elaborada na forma de uma pesquisa descritiva e pautada em um estudo de caso. A coleta de dados se deu a partir de documentos institucionais e da aplicação de questionários online aos estudantes evadidos dos cursos em análise. Com as informações coletadas junto aos sujeitos da pesquisa foi possível a identificação das principais características referentes ao perfil socioeconômico dos discentes, bem como dos fatores que foram mais relevantes para a decisão de evadir. A partir dos resultados deste estudo foi estruturado um conjunto de ações que possibilitaram um mapeamento dos elementos motivadores da evasão no contexto da instituição pesquisada. Dentre as intervenções sugeridas, destaca-se a proposta de adequação do procedimento para solicitação de desistência de curso e transferência externa, que compõe o Produto Técnico e Tecnológico vinculado a esta dissertação. Espera-se que a proposta formulada potencialmente favoreça a criação de um banco de dados e informações sobre os motivos que levam à evasão, de modo que a universidade articule políticas efetivas para o enfrentamento desta problemática e, quiçá, consolide as ações de permanência estudantil e a redução dos índices de evasão acadêmica.
Abstract: The occurrence of Dropout in Higher Education is a problem that has affected educational institutions around the world. The abandonment of courses, by students, represents not only academic losses, but also economic and social, both for institutions and for the dropout students themselves. Facing this very important theme, this research aims to propose a set of actions to confront the situation of dropout, based on registrations from 2016 until 2020, in graduate courses of Environmental Engineering, Civil Engineering, Food Engineering and Electronic Engineering at the Federal University of Technology - Paraná - Campus Campo Mourão. The research was structured from a qualitative approach, elaborated in the form of a descriptive research and based on a case study. Data collection took place from institutional documents and the application of online questionnaires to students who had dropped out of the analyzed courses. With the information collected from the research subjects, it was possible to identify the main characteristics related to the socioeconomic profile of the students, as well as the factors that were most relevant to the decision to drop out. From the results by this study, a set of actions was structured that enabled a mapping of reasons dropout in the context of the researched institution. In the context of the suggested interventions, highlights the proposal to adapt the procedure for leaves courses and external transfer, which makes up the Technical and Technological Product linked to this research. It is expected that the formulated proposal will potentially favor the creation of a database and information on the reasons that lead to dropouts, so that the university can articulate effective policies to combat this problem and, perhaps, consolidate the actions of student permanence and the reduction of academic dropout rates.
Descrição: Acompanha produção técnica: Proposta de adequação do procedimento para solicitação de desistência de curso e transferência externa
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27618
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