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Título: Aspectos que influenciam a prática do teletrabalho por servidores públicos: diretrizes para universidades públicas
Título(s) alternativo(s): Influencing aspects of teleworking practice for the public servants: guidelines for public universities
Autor(es): Paloschi, Adriano
Orientador(es): Moura, Louisi Francis
Palavras-chave: Teletrabalho
Administração pública
Universidades e faculdades públicas
Servidores públicos
Telecommuting
Public administration
Public universities and colleges
Public officers
Data do documento: 21-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PALOSCHI, Adriano. Aspectos que influenciam a prática do teletrabalho por servidores públicos: diretrizes para universidades públicas. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O teletrabalho, também chamado de trabalho remoto, é uma modalidade alternativa de trabalho e pode ser estrategicamente aplicável na administração pública. Crises sanitárias, redução de custos ou estratégia de gestão podem influenciar a adoção do teletrabalho por servidores públicos. Devido a questões burocráticas, culturais, contratuais e legais, visto que dada natureza das atividades laborais, a implementação e prática do teletrabalho pode ser desafiadora na administração pública. Especificamente no contexto das universidades públicas, o teletrabalho pode apresentar particularidades para o trabalho administrativo e o de ensino, pesquisa e extensão. A proposta deste estudo é identificar e descrever os aspectos relacionados ao teletrabalho e apresentar implicações práticas para sua implementação em universidades públicas. A primeira fase dessa pesquisa corresponde ao desenvolvimento de uma revisão sistemática de literatura. Na sequência, esse estudo apresenta a aplicação da técnica de análise de conteúdo a partir do uso do software Iramuteq. Por fim, esse documento apresenta resultados, discussão sobre os aspectos do teletrabalho no serviço público, um modelo conceitual e a proposta de um conjunto de diretrizes para a implementação dessa forma de trabalho em universidades públicas.
Abstract: The telecommuting, when it includes teleworking practice, is an alternative approach as well that can be strategically applied in the public administration. Sanitary crises, reduction of costs or management strategy can influence teleworking by public servants. Due to bureaucratic, cultural, contractual, legal and job activities, the implementation and practice of teleworking can be a challenge to public management. Public universities, for examples, have particularities that influence teleworking in administrative tasks, teaching or research. This study aims to identify and describe the aspects related to teleworking as well as presenting practical implications to its implementation in public universities. The first phase of this research presents the development of the systematic literature review. Then, this study applies the content analysis technique using the Iramuteq. Finally, this document presents results, a discussion on the service aspects of teleworking in the public sector, a conceptual model and a proposal for a set of guidelines for the implementation of this form of work in public universities.
Descrição: Acompanha produção técnica: Diretrizes para implementação do teletrabalho na administração pública
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27610
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