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dc.creatorPaloschi, Adriano-
dc.date.accessioned2022-03-14T14:05:27Z-
dc.date.available2022-03-14T14:05:27Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationPALOSCHI, Adriano. Aspectos que influenciam a prática do teletrabalho por servidores públicos: diretrizes para universidades públicas. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27610-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Diretrizes para implementação do teletrabalho na administração públicapt_BR
dc.description.abstractThe telecommuting, when it includes teleworking practice, is an alternative approach as well that can be strategically applied in the public administration. Sanitary crises, reduction of costs or management strategy can influence teleworking by public servants. Due to bureaucratic, cultural, contractual, legal and job activities, the implementation and practice of teleworking can be a challenge to public management. Public universities, for examples, have particularities that influence teleworking in administrative tasks, teaching or research. This study aims to identify and describe the aspects related to teleworking as well as presenting practical implications to its implementation in public universities. The first phase of this research presents the development of the systematic literature review. Then, this study applies the content analysis technique using the Iramuteq. Finally, this document presents results, a discussion on the service aspects of teleworking in the public sector, a conceptual model and a proposal for a set of guidelines for the implementation of this form of work in public universities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectTelecommutingpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.subjectPublic officerspt_BR
dc.titleAspectos que influenciam a prática do teletrabalho por servidores públicos: diretrizes para universidades públicaspt_BR
dc.title.alternativeInfluencing aspects of teleworking practice for the public servants: guidelines for public universitiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO teletrabalho, também chamado de trabalho remoto, é uma modalidade alternativa de trabalho e pode ser estrategicamente aplicável na administração pública. Crises sanitárias, redução de custos ou estratégia de gestão podem influenciar a adoção do teletrabalho por servidores públicos. Devido a questões burocráticas, culturais, contratuais e legais, visto que dada natureza das atividades laborais, a implementação e prática do teletrabalho pode ser desafiadora na administração pública. Especificamente no contexto das universidades públicas, o teletrabalho pode apresentar particularidades para o trabalho administrativo e o de ensino, pesquisa e extensão. A proposta deste estudo é identificar e descrever os aspectos relacionados ao teletrabalho e apresentar implicações práticas para sua implementação em universidades públicas. A primeira fase dessa pesquisa corresponde ao desenvolvimento de uma revisão sistemática de literatura. Na sequência, esse estudo apresenta a aplicação da técnica de análise de conteúdo a partir do uso do software Iramuteq. Por fim, esse documento apresenta resultados, discussão sobre os aspectos do teletrabalho no serviço público, um modelo conceitual e a proposta de um conjunto de diretrizes para a implementação dessa forma de trabalho em universidades públicas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2430-9750pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0746128543277439pt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Louisi Francis-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6980-4002pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9512555131623480pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Zarelli, Paula Regina-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0279-6933pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728369712114321pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Louisi Francis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6980-4002pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9512555131623480pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Everton Coimbra de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2498-1224pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7999781322175310pt_BR
dc.contributor.referee3Treinta, Fernanda Tavares-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5201-3848pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6693639512699479pt_BR
dc.contributor.referee4Confessor, Kliver Lamarthine Alves-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-6972-634Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6761541646953979pt_BR
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-0279-6933pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728369712114321pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
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