Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27515
Título: Formação continuada de professores dos anos iniciais para o ensino de ciências com enfoque cts: um olhar à luz da BNCC
Título(s) alternativo(s): Continuous teacher education from the early years for science teaching with a CTS focus: a look into the light of BNCC
Autor(es): Kiel, Cristiane Aparecida
Orientador(es): Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Palavras-chave: Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Professores - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Letramento - Aspectos sociais
Base Nacional Comum Curricular
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Teachers, Training of
Science - Study and teaching
Literacy - Social aspects
Data do documento: 9-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: KIEL, Cristiane Aparecida. Formação continuada de professores dos anos iniciais para o ensino de ciências com enfoque CTS: um olhar à luz da BNCC. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar de que maneira um curso de formação continuada no ensino de ciências alinhada as perspectivas da BNCC e do enfoque CTS, pode subsidiar o trabalho pedagógico dos professores do Ensino Fundamental anos iniciais na promoção do Letramento Científico e Tecnológico. O estudo foi desenvolvido com nove professores do Ensino Fundamental - anos iniciais da rede municipal de Ponta Grossa - Pr. A abordagem metodológica utilizada foi de caráter qualitativo, cujo encaminhamento esteve baseado nos princípios da pesquisa-ação. As técnicas de coletas de dados utilizados foram: áudios, diários de campo, relatórios, questionários e atividades desenvolvidas pelos participantes da pesquisa. Os dados foram discutidos pela análise de conteúdo propostos por Bardin. Os principais resultados evidenciam o desconhecimento dos professores sobre enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Letramento Científico e Tecnológico (LCT), bem como, as dificuldades dos professores em desenvolver uma prática pedagógica no ensino de ciências e também possuir conhecimentos muito subjetivos referentes ao documento legal que dá aporte ao ensino no país, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para suprir tais dificuldades foi proposto um curso de Formação Continuada (FC) ofertada na área do ensino de ciências com enfoque CTS sob a luz da BNCC com intuito de promover o LCT. Foi percebido que a inserção do enfoque CTS aliado às propostas da BNCC se constituiu como um forte aliado na consolidação da construção dos conhecimentos científicos e tecnológicos que emergem da sociedade. A FC foi desenvolvida por meio de um projeto de extensão com parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa e a Secretaria Municipal de Educação do município de Ponta Grossa, o que possibilitou aproximar a escola da universidade, fazendo com que esta última cumpra com seu papel social de um ensino de ciências com qualidade. A FC oportunizou aos professores participantes construir a partir do aporte teórico, planejamentos para ensino de ciências com enfoque CTS refletindo e (re)construindo a prática pedagógica. Os participantes estiveram dispostos a contribuir com suas experiências e também estiveram receptivos a novos conhecimentos que os levassem a uma mudança na sua práxis. Este estudo oportunizou modificar o pensamento sobre o ensino de ciências, fortalecendo a importância deste ensino desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: This study aimed to analyze how a continuing education course in science education, aligned with the perspectives of BNCC and the CTS approach, can assist the pedagogical work of elementary school teachers in the early years of promoting Scientific and Technological Literacy. The study was carried with nine (9) elementary school teachers - the early years teachers in Ponta Grossa city - Paraná State. The methodological approach used was qualitative, where the referral was based on the principles of “action-research”. The data collection techniques were: audios, field diaries, reports, questionnaires and activities developed by the survey participants. Data were discussed using content analysis proposed by Bardin. The main results reveal the teachers' lack of knowledge about Science, Technology and Society (CTS in Brazilian Portuguese) and Scientific and Technological Literacy (LCT in Brazilian Portuguese) approach, in addiction the teachers' difficulties in developing a pedagogical practice in science teaching and they also have subjective knowledge related to the legal document that supports education in the country, the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). To overcome these difficulties, a Continuing Education (FC in Brazilian Portuguese) course was proposed, offered in the area of science education with a CTS focus under the rules of BNCC, with the aim of promoting the LCT. It was noticed that the insertion of the CTS approach together with the proposals of the BNCC constituted a strong ally in the consolidation of the construction of scientific and technological knowledge that emerges from society. The FC was developed through an extension project in partnership between the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa and the Secretaria Municipal de Educação do município de Ponta Grossa, which made it possible to bring the school closer to the university, making possible that the university fulfill its social role of quality in science education. The FC offered to the participating teachers the opportunity to build, based on the theoretical contribution, planning for science teaching with a CTS`s focus achieving and (re) building the pedagogical practice. Participants were willing to contribute their experiences and also opened up to new knowledge that could lead them to a change in their praxis. This study provided an opportunity to modify the thinking about science teaching, strengthening the importance of this teaching from the early years of elementary school.
Descrição: Acompanha produção técnica: Diretrizes para elaboração de formação continuada sobre o ensino de ciências com enfoque CTS à luz da BNCC
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27515
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaocontinuadaprofessores.pdf3,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaocontinuadaprofessores_produto.pdf892,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons