Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27493
Título: Ascensão das mulheres na ciência: análise de uma coleção de livros didáticos do programa nacional do livro e do material didático
Autor(es): Castro, Mariana Soares de
Orientador(es): Pauletti, Fabiana
Palavras-chave: Mulheres na ciência
Livros didáticos
Ciência - História
Women in science
Textbooks
Science - History
Data do documento: 20-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CASTRO, Mariana Soares de. Ascensão das mulheres na ciência: análise de uma coleção de livros didáticos do programa nacional do livro e do material didático. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Na história, a partir do século XIX, considera-se que o papel das mulheres na construção do conhecimento científico foi e tem sido de muita importância na educação científica. Pode-se citar, como exemplo, a cientista Marie Curie (1897- 1934) que fez importantes descobertas na área da radioatividade. Mais recentemente, no final do ano de 2020, as cientistas Emmanuelle Charpentier e Jennifer Anne Doudna que ganharam juntas, o Nobel de Química, pelo desenvolvimento do Crispr, método de edição do genoma. Apesar disto, pouco se apresenta e se discute, nos livros didáticos e na sala de aula sobre a contribuição das mulheres nas pesquisas, na sua contribuição para o avanço do conhecimento científico. Por esse motivo, torna-se necessário evidenciar e explorar as contribuições dessas mulheres, de forma a valorizar a atuação feminina nas Ciências. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar os livros didáticos no âmbito das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021, com vistas a identificar a representatividade das mulheres nesses livros, fundamentado através das imagens e textos. Para esse fim, realizamos uma pesquisa exploratória qualitativa a partir dos dados coletados na coleção “Ser Protagonista” que abrange o PNLD 2021. Em vista do exposto, espera-se que o resultado desta pesquisa contribua para a valorização da atuação feminina nas Ciências, bem como propicie reflexões em torno da introdução e ascensão das mulheres na ciência, visando incentivar a inserção de jovens mulheres em todas as áreas de conhecimento.
Abstract: In history, from the nineteenth century, it is considered that the role of women in the construction of scientific knowledge was and has been of great importance in Scientific Education. One can mention, as an example, the scientist Marie Curie (1897-1934) who made important discoveries in the area of radioactivity. More recently, at the end of 2020, scientists Emmanuelle Charpentier and Jennifer A. Doudna, who jointly won the Nobel Prize in Chemistry, for the development of Crispr, a method for editing the genome. Despite this, little is presented and discussed, in textbooks and in the classroom, the contribution of women to the formation of scientific knowledge. For this reason, it is necessary to highlight and explore the contributions of these women, in order to value the female role in Science and promote scientific dissemination. Therefore, the objective of this work is to analyze the textbooks in the scope of the Natural Sciences and its Technologies of the National Program of Books and Didactic Material (PNLD) of 2021. To this end, we carried out a qualitative exploratory research based on the collected data in the “Ser Protagonista” collection that covers the PNLD 2021. In view of the above, it is expected that the result of this project can contribute to the appreciation of women’s performance in Science, as well as encourage the inclusion of young women in this area of knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27493
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mulheresciencialivrosdidaticos.pdf727,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons