Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27326
Título: Desenvolvimento do controle e supervisão de uma planta didática de controle de nível via CLP
Autor(es): Carvalho Júnior, Héliton Gomes de
Orientador(es): Bento, Clóvis Ronaldo da Costa
Palavras-chave: Automação
Dispositivos de treinamento simulado
Controladores programáveis
Automation
Synthetic training devices
Programmable controllers
Data do documento: 3-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: CARVALHO JÚNIOR. Héliton Gomes de. Desenvolvimento do controle e supervisão de uma aplicação industrial via bancada didática com CLP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma implementação que utiliza um controlador lógico programável (CLP) para controlar uma planta didática controladora de níveis com o objetivo principal de descrever uma prática didática laboratorial, para que os alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação possam ter um auxílio prático para as disciplinas teóricas de instrumentação, automação e CLPs. No desenvolvimento do projeto foram pesquisadas funcionalidades do CLP, bem como metodologias e linguagens para a programação, tais como Grafcet e Ladder. Para realizar a supervisão foi configurado um supervisório com o sistema SCADA. Em anexo ao trabalho, há dois roteiros práticos, tanto para professores, quanto para alunos, descrevendo passo a passo como programar o CLP com o software específico, e como configurar o supervisório para o controle do usuário.
Abstract: This paper presents an implementation that uses a programmable logic controller (PLC) to control a didactic plant of levels with the objective of describing a laboratory teaching practice in order to aid students of Electrical Engineering courses and Control and Automation Engineering, in a practical for theoretical contents of instrumentation, automation and PLCs. In the project development, were surveyed the features of PLP, as well as methodologies and languages for programming, such as Grafcet and Ladder. To carry out supervision was set up a supervisor with the SCADA system. Attached to work, there are two practical routes for both teachers and students, describing step by step how to program the PLC with the specific software, and how to set up the supervisory for the user control.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27326
Aparece nas coleções:CP - Tecnologia em Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COAUT_2015_2_01.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.