Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27298
Título: Análise da eficiência energética de um acionamento V/f utilizando evolução diferencial
Autor(es): Rodrigues, Ana Beatriz
Orientador(es): Castoldi, Marcelo Favoretto
Palavras-chave: Motores elétricos de indução
Energia elétrica - Conservação
Inversores elétricos
Electric motors, Induction
Electric power - Conservation
Electric inverters
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: RODRIGUES, Ana Beatriz. Otimização da eficiência energética de um acionamento v/f utilizando evolução diferencial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso ( em Engenharia Elétrica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Cornélio Procópio, 2016.
Resumo: O motor de indução trifásico é amplamente utilizado na indústria, sendo que em muitas vezes é operado com cargas muito abaixo da carga nominal, ocasionando a diminuição da eficiência energética. Uma estratégia para o aumento da eficiência energética consiste em controlar o fluxo de entreferro da máquina por meio de um driver escalar. Assim, este trabalho propõe o uso de um algoritmo de Evolução Diferencial para otimização do fluxo de entreferro, com o objetivo de aumentar a eficiência do motor de indução trifásico. Resultados de simulação e experimentais são apesentados para validar a metodologia proposta.
Abstract: The three-phase induction motor is widely used in industry, and oftenly operated with loads far below the rated load, resulting in decreased energy efficiency. A strategy for increasing energy efficiency is to control the air-gap flux of the machine through a scalar driver. This work proposes the use of an algorithm Differential Evolution to optimize the air-gap flux, in order to increase the three-phase induction motor efficiency. Simulation and experimental results are presented to validate the proposed methodology.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27298
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COELT_2016_2_15.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.