Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Ana Beatriz-
dc.date.accessioned2022-02-22T23:34:48Z-
dc.date.available2022-02-22T23:34:48Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ana Beatriz. Otimização da eficiência energética de um acionamento v/f utilizando evolução diferencial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso ( em Engenharia Elétrica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Cornélio Procópio, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27298-
dc.description.abstractThe three-phase induction motor is widely used in industry, and oftenly operated with loads far below the rated load, resulting in decreased energy efficiency. A strategy for increasing energy efficiency is to control the air-gap flux of the machine through a scalar driver. This work proposes the use of an algorithm Differential Evolution to optimize the air-gap flux, in order to increase the three-phase induction motor efficiency. Simulation and experimental results are presented to validate the proposed methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotores elétricos de induçãopt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Conservaçãopt_BR
dc.subjectInversores elétricospt_BR
dc.subjectElectric motors, Inductionpt_BR
dc.subjectElectric power - Conservationpt_BR
dc.subjectElectric inverterspt_BR
dc.titleAnálise da eficiência energética de um acionamento V/f utilizando evolução diferencialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO motor de indução trifásico é amplamente utilizado na indústria, sendo que em muitas vezes é operado com cargas muito abaixo da carga nominal, ocasionando a diminuição da eficiência energética. Uma estratégia para o aumento da eficiência energética consiste em controlar o fluxo de entreferro da máquina por meio de um driver escalar. Assim, este trabalho propõe o uso de um algoritmo de Evolução Diferencial para otimização do fluxo de entreferro, com o objetivo de aumentar a eficiência do motor de indução trifásico. Resultados de simulação e experimentais são apesentados para validar a metodologia proposta.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Castoldi, Marcelo Favoretto-
dc.contributor.referee1Castoldi, Marcelo Favoretto-
dc.contributor.referee2Goedtel, Alessandro-
dc.contributor.referee3Shiguemoto, André Luís-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COELT_2016_2_15.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.