Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27298
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Ana Beatriz | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T23:34:48Z | - |
dc.date.available | 2022-02-22T23:34:48Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Ana Beatriz. Otimização da eficiência energética de um acionamento v/f utilizando evolução diferencial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso ( em Engenharia Elétrica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Cornélio Procópio, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27298 | - |
dc.description.abstract | The three-phase induction motor is widely used in industry, and oftenly operated with loads far below the rated load, resulting in decreased energy efficiency. A strategy for increasing energy efficiency is to control the air-gap flux of the machine through a scalar driver. This work proposes the use of an algorithm Differential Evolution to optimize the air-gap flux, in order to increase the three-phase induction motor efficiency. Simulation and experimental results are presented to validate the proposed methodology. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Motores elétricos de indução | pt_BR |
dc.subject | Energia elétrica - Conservação | pt_BR |
dc.subject | Inversores elétricos | pt_BR |
dc.subject | Electric motors, Induction | pt_BR |
dc.subject | Electric power - Conservation | pt_BR |
dc.subject | Electric inverters | pt_BR |
dc.title | Análise da eficiência energética de um acionamento V/f utilizando evolução diferencial | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O motor de indução trifásico é amplamente utilizado na indústria, sendo que em muitas vezes é operado com cargas muito abaixo da carga nominal, ocasionando a diminuição da eficiência energética. Uma estratégia para o aumento da eficiência energética consiste em controlar o fluxo de entreferro da máquina por meio de um driver escalar. Assim, este trabalho propõe o uso de um algoritmo de Evolução Diferencial para otimização do fluxo de entreferro, com o objetivo de aumentar a eficiência do motor de indução trifásico. Resultados de simulação e experimentais são apesentados para validar a metodologia proposta. | pt_BR |
dc.degree.local | Cornélio Procópio | pt_BR |
dc.publisher.local | Cornelio Procopio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castoldi, Marcelo Favoretto | - |
dc.contributor.referee1 | Castoldi, Marcelo Favoretto | - |
dc.contributor.referee2 | Goedtel, Alessandro | - |
dc.contributor.referee3 | Shiguemoto, André Luís | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CP - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CP_COELT_2016_2_15.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.