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Título: Design & cultura: representações sociais nos frascos de perfume do início do século XXI
Autor(es): França, Maureen Schaefer
Orientador(es): Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
Palavras-chave: Design
Cultura
Perfumes - Embalagens
Aromas
Culture
Perfumes - Packing
Smell
Data do documento: 25-Fev-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FRANÇA, Maureen Schaefer. Design & cultura: representações sociais nos frascos de perfume do início do século XXI. 2011. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Os estudos apresentados buscam reflexões sobre as relações entre design e cultura, presentes nos frascos de perfume produzidos entre 2000 e 2010. O objetivo é compreender algumas representações sociais construídas pelo design de frascos de perfume e as suas relações com a criação de espaços de identificação para os consumidores potenciais. Buscou-se estudar os envoltórios, em sua materialidade, o modo como constituem e são constituídos por discursos sócio-culturais, questionando ou reproduzindo estereótipos, tradições, convenções sociais e relações de poder. Para isso, recorreu-se à análise da linguagem tátil e visual de diversas embalagens de perfume destinadas a variados públicos: feminino, masculino, abastado ou não; dando preferência aquelas destinadas aos adultos, visto que estão em maior quantidade. A análise semiótica foi utilizada para aprofundar a leitura de representações sociais a partir de uma pequena amostra de frascos de perfume, procurando evidenciar o entrelaçamento das funções estéticas, práticas e simbólicas. Estas embalagens costumam dar visibilidade a tipos de feminilidades e masculinidades e estilos de vida, que são atravessados por questões de gênero, geracionais e classistas. Os frascos de perfume, assim como outros produtos do design, permitem observar parte da representação da sociedade contemporânea.
Abstract: The present studies look for reflections about the relationship between design and culture, present in the perfume bottles produced between 2000 and 2010. The purpose is to understand some social representations builted by the design of perfume bottles and their relations about the creation of spaces for the identification of potential consumers. Tried to study the packages on its materiality, how they constituted and are constituted by sócio-cultural speeches, questioning or reproducing stereotypes, traditions, social conventions and power relations. For this, was analyzed the tactile and visual language of several packages of perfume aimed at various audiences: female, male, wealthy or not, preferring those for adults, because they are in greater quantity. A semiotic analysis was used to deepen the reading of social representations from a small sample of perfume bottles, trying to show the intertwining of aesthetic, practical and symbolic functions. These packages usually give visibility to types of femininity and masculinity and lifestyles, which are crossed by gender, generational and class categories. Perfume bottles, as well as other products of design, allow to observe part of the representation of contemporary society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27138
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