Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Maureen Schaefer-
dc.date.accessioned2022-02-14T23:06:39Z-
dc.date.available2022-02-14T23:06:39Z-
dc.date.issued2011-02-25-
dc.identifier.citationFRANÇA, Maureen Schaefer. Design & cultura: representações sociais nos frascos de perfume do início do século XXI. 2011. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27138-
dc.description.abstractThe present studies look for reflections about the relationship between design and culture, present in the perfume bottles produced between 2000 and 2010. The purpose is to understand some social representations builted by the design of perfume bottles and their relations about the creation of spaces for the identification of potential consumers. Tried to study the packages on its materiality, how they constituted and are constituted by sócio-cultural speeches, questioning or reproducing stereotypes, traditions, social conventions and power relations. For this, was analyzed the tactile and visual language of several packages of perfume aimed at various audiences: female, male, wealthy or not, preferring those for adults, because they are in greater quantity. A semiotic analysis was used to deepen the reading of social representations from a small sample of perfume bottles, trying to show the intertwining of aesthetic, practical and symbolic functions. These packages usually give visibility to types of femininity and masculinity and lifestyles, which are crossed by gender, generational and class categories. Perfume bottles, as well as other products of design, allow to observe part of the representation of contemporary society.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPerfumes - Embalagenspt_BR
dc.subjectAromaspt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectPerfumes - Packingpt_BR
dc.subjectSmellpt_BR
dc.titleDesign & cultura: representações sociais nos frascos de perfume do início do século XXIpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOs estudos apresentados buscam reflexões sobre as relações entre design e cultura, presentes nos frascos de perfume produzidos entre 2000 e 2010. O objetivo é compreender algumas representações sociais construídas pelo design de frascos de perfume e as suas relações com a criação de espaços de identificação para os consumidores potenciais. Buscou-se estudar os envoltórios, em sua materialidade, o modo como constituem e são constituídos por discursos sócio-culturais, questionando ou reproduzindo estereótipos, tradições, convenções sociais e relações de poder. Para isso, recorreu-se à análise da linguagem tátil e visual de diversas embalagens de perfume destinadas a variados públicos: feminino, masculino, abastado ou não; dando preferência aquelas destinadas aos adultos, visto que estão em maior quantidade. A análise semiótica foi utilizada para aprofundar a leitura de representações sociais a partir de uma pequena amostra de frascos de perfume, procurando evidenciar o entrelaçamento das funções estéticas, práticas e simbólicas. Estas embalagens costumam dar visibilidade a tipos de feminilidades e masculinidades e estilos de vida, que são atravessados por questões de gênero, geracionais e classistas. Os frascos de perfume, assim como outros produtos do design, permitem observar parte da representação da sociedade contemporânea.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5584-7589pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5702254734600456pt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1281-2260pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.contributor.referee1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1281-2260pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.contributor.referee2.-
dc.contributor.referee2Lattes.pt_BR
dc.contributor.referee3.-
dc.contributor.referee3Lattes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_França, Maureen Schaefer_2011.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
13,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons