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Título: A práxis da ação comunicativa numa escola técnica: contribuições de Jürgen Habermas
Autor(es): Costa, Edilson da
Orientador(es): Bastos, João Augusto de Souza Leão de Almeida
Palavras-chave: Habermas, Jürgen, 1929-
Ensino técnico
Tecnologia educacional
Comunicação e tecnologia
Pedagogia crítica
Educação - Filosofia
Technical education
Educational technology
Communication and technology
Critical pedagogy
Education - Philosophy
Data do documento: Jun-2002
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COSTA, Edilson da. A práxis da ação comunicativa numa escola técnica: contribuições de Jürgen Habermas. 2002. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2002.
Resumo: Este trabalho, resultado de pesquisa realizada em uma instituição de ensino técnico, tem por objetivo possibilitar a aplicação do pensamento de Jürgen Habermas à prática da sala de aula, como proposta de um novo paradigma tecnológico de educação, relacionando o pensamento desse filósofo com a pedagogia e buscando a construção de novas diretrizes curriculares baseadas na Ação Comunicativa. Através de uma base filosófica apresenta a filosofia de Habermas como fundamento de um novo paradigma: o lingüístico. Apresenta ainda os conceitos de ação comunicativa, dos atos de fala, de mundo da vida e de sistema. Aborda a prática educacional e sua aproximação com o pensamento desse autor, traçando brevemente conceitos de educação, de tecnologia, de Tecnologia Educacional e de Educação Tecnológica. Não se trata de apresentar um novo modelo pedagógico, mas de oferecer subsídios para uma prática que proporcione a geração de conhecimentos através da interação. A pesquisa consiste em uma investigação qualitativa de cunho interpretativo reflexivo com opção por estudo de caso, e seus resultados mostram que a prática de uma ação comunicativa, que privilegia as atividades coletivas, facilita a solução de um problema e gera novos conhecimentos. Aponta ainda algumas contribuições de Habermas à Educação Tecnológica, mostrando que esta deve preparar o cidadão para viver a atual realidade: usufruir da tecnologia sem ser por ela dominado.
Abstract: The present research had the objective to check the possibility to apply the theory of Jürgen Habermas into the classroom. As a new parameter to technological education with this theory and trying to build the new curricular directions based upon the Communicative Action. This new parameter is linguistics. It presents the concepts of communicative action, the acts of speaking, the world of life and the system. It brings the educational practice related to the authors thoughts through concepts of education, technology, Technology of Education and Educational Technology. It doesn’t have the purpose to present a new pedagogical model, but provide “ways” to construct knowledge through interaction. It is a qualitative research as a case study. The results show that a practice based in a communicative action which privileges collective activities can facilitate the problem solving and also can generate new knowledge. In addiction, points to some contributions of Habermas’ theory to Technological Education showing that the citizen should be prepared to live the present reality: use the technology without being dominated by it.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27131
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