Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Edilson da-
dc.date.accessioned2022-02-14T23:03:41Z-
dc.date.available2022-02-14T23:03:41Z-
dc.date.issued2002-06-
dc.identifier.citationCOSTA, Edilson da. A práxis da ação comunicativa numa escola técnica: contribuições de Jürgen Habermas. 2002. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27131-
dc.description.abstractThe present research had the objective to check the possibility to apply the theory of Jürgen Habermas into the classroom. As a new parameter to technological education with this theory and trying to build the new curricular directions based upon the Communicative Action. This new parameter is linguistics. It presents the concepts of communicative action, the acts of speaking, the world of life and the system. It brings the educational practice related to the authors thoughts through concepts of education, technology, Technology of Education and Educational Technology. It doesn’t have the purpose to present a new pedagogical model, but provide “ways” to construct knowledge through interaction. It is a qualitative research as a case study. The results show that a practice based in a communicative action which privileges collective activities can facilitate the problem solving and also can generate new knowledge. In addiction, points to some contributions of Habermas’ theory to Technological Education showing that the citizen should be prepared to live the present reality: use the technology without being dominated by it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectHabermas, Jürgen, 1929-pt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectTechnical educationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectCommunication and technologypt_BR
dc.subjectCritical pedagogypt_BR
dc.subjectEducation - Philosophypt_BR
dc.titleA práxis da ação comunicativa numa escola técnica: contribuições de Jürgen Habermaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, resultado de pesquisa realizada em uma instituição de ensino técnico, tem por objetivo possibilitar a aplicação do pensamento de Jürgen Habermas à prática da sala de aula, como proposta de um novo paradigma tecnológico de educação, relacionando o pensamento desse filósofo com a pedagogia e buscando a construção de novas diretrizes curriculares baseadas na Ação Comunicativa. Através de uma base filosófica apresenta a filosofia de Habermas como fundamento de um novo paradigma: o lingüístico. Apresenta ainda os conceitos de ação comunicativa, dos atos de fala, de mundo da vida e de sistema. Aborda a prática educacional e sua aproximação com o pensamento desse autor, traçando brevemente conceitos de educação, de tecnologia, de Tecnologia Educacional e de Educação Tecnológica. Não se trata de apresentar um novo modelo pedagógico, mas de oferecer subsídios para uma prática que proporcione a geração de conhecimentos através da interação. A pesquisa consiste em uma investigação qualitativa de cunho interpretativo reflexivo com opção por estudo de caso, e seus resultados mostram que a prática de uma ação comunicativa, que privilegia as atividades coletivas, facilita a solução de um problema e gera novos conhecimentos. Aponta ainda algumas contribuições de Habermas à Educação Tecnológica, mostrando que esta deve preparar o cidadão para viver a atual realidade: usufruir da tecnologia sem ser por ela dominado.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3909069233205777pt_BR
dc.contributor.advisor1Bastos, João Augusto de Souza Leão de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5534817243177430pt_BR
dc.contributor.referee1.-
dc.contributor.referee1Lattes.pt_BR
dc.contributor.referee2.-
dc.contributor.referee2Lattes.pt_BR
dc.contributor.referee3.-
dc.contributor.referee3Lattes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Costa, Edilson da_2002.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
762,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons