Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26981
Título: | Delineamentos discursivos em podcasts de divulgação científica com a temática relatividade |
Título(s) alternativo(s): | Discursive outlines in scientific dissemination podcasts with the thematic relativity |
Autor(es): | Lima, Lorena Reis de |
Orientador(es): | Sutil, Noemi |
Palavras-chave: | Radiodifusão na Internet Relatividade geral (Física) Física - Estudo e ensino Internet radio broadcasting General relativity (Physics) Physics - Study and teaching |
Data do documento: | 26-Ago-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LIMA, Lorena Reis de. Delineamentos discursivos em podcasts de divulgação científica com a temática relatividade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | O podcast é um arquivo de áudio transmitido pela internet, compondo uma mídia que pode ser acessada por qualquer pessoa, em quaquer lugar, e que aborda praticamente qualquer assunto. Em referência a tais recursos, desenvolveu-se uma pesquisa documental, de ênfase qualitativa, com o objetivo de identificar aspectos de construção de conhecimentos científicos nos discursos de dois podcasts de divulgação científica com a temática Teoria da Relatividade, baseando-se na Sociologia da Ciência de Bruno Latour. Nesse escopo, delinearam-se podcasts de divulgação científica como recursos educacionais, coadunados a uma concepção de ciência em construção. Foram definidos dois eixos de análise: alusões a aspectos de construção da ciência; alusões a aspectos linguístico-conceituais. Os principais recursos discursivos identificados no primeiro eixo remetem a sujeitos e eventos; no segundo eixo, destacam-se modelos mentais, elementos do cotidiano e analogias. Os conceitos físicos foram abordados em ambos os eixos. Em comparação, os dois podcasts selecionados utilizam recursos e formas similares para abordar as informações sobre ciência, mesmo se tratando de assuntos diferentes, a considerar que uma das produções se centra na teoria da relatividade restrita, enquanto a outra aborda, também, a teoria da relatividade geral. |
Abstract: | A podcast is an audio file transmitted over the internet, composing a media that can be accessed by anyone, anywhere, and that covers virtually any subject. In reference to such resources, a documental research was developed, with a qualitative emphasis, with the objective of identifying aspects of scientific knowledge construction in the speeches of two science dissemination podcasts with the theme Theory of Relativity, based on Bruno Latour’s Sociology of Science. In this scope, scientific dissemination podcasts were outlined as educational resources, consistent with a conception of science in construction. Two axes of analysis were defined: allusions to aspects of science construction; allusions to linguistic-conceptual aspects. The main discursive resources identified in the first axis refer to subjects and events; in the second axis, mental models, daily contexts elements, and analogies stand out. Physical concepts were approached in both axes. In parallel, the two selected podcasts use similar resources and ways to address information about science, even when dealing with different subjects, considering that one of the productions focuses on the theory of restricted relativity, while the other also addresses the general theory of relativity. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26981 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_COFIS_2021_1_02.pdf | 899,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.