Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26963
Título: Promoção de metodologias ativas pelo professor universitário atuante na área da saúde
Título(s) alternativo(s): Promotion of active methodologies by the university professor working in the health area
Autor(es): Leite, Damaris Beraldi Godoy
Orientador(es): Frasson, Antonio Carlos
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Ensino - Metodologia
Professores - Formação
Áreas de serviço de saúde
Ensino superior
Active learning
Teaching - Methodology
Teachers, Training of
Health service areas
Education, Higher
Data do documento: 23-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: LEITE, Damaris Beraldi Godoy. Promoção de metodologias ativas pelo professor universitário atuante na área da saúde. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: As metodologias ativas são estratégias de ensino que estimulam a proatividade e o aperfeiçoamento pessoal, desloca-se de uma aprendizagem de memorização para uma aprendizagem auto formativa e promove a articulação de uma aprendizagem para a autonomia, crítica e interação. Partindo do pressuposto que o professor deve assumir uma postura investigativa, reflexiva na própria prática, na medida que parte da concepção do sujeito que aprende, assim a questão norteadora que se estabelece para esta tese foi: qual a aplicabilidade das metodologias ativas na formação docente do professor universitário que atua na área da saúde? A par dessa problemática, objetivou-se analisar de que forma o professor universitário, atuante na área da saúde, promove as metodologias ativas em sua prática pedagógica. O presente estudo foi realizado junto a uma Instituição de Ensino Superior privada, localizada na cidade de Ponta Grossa - Paraná. Nessa instituição, optou-se por escolher a área da saúde como objeto de estudo, porque é composta por seis cursos de graduação, todos na modalidade presencial. Para tanto, o referencial teórico norteador utilizado nesta tese foi desenvolvido por meio da revisão bibliográfica que versou sobre os saberes docentes e a formação pedagógica na área da saúde e metodologias ativas, sendo elas: ensino híbrido, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas. Os principais autores utilizados foram Mizukami (1986), Shulman (1987; 2014; 2016), Berbel (1998; 2011), Nóvoa (2009), Gauthier (2013), Tardif (2014), Valente (2014), Bacich e Moran (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Horn e Staker (2015), Munhoz (2015), Mattar (2017) e Gatti (2019). À luz do diagnóstico revelado por ocasião do estudo efetuado junto aos professores da instituição pesquisada, elaborou-se o produto educacional que recebeu a denominação de Roteiro Didático para Formação Docente na área da saúde: as metodologias ativas no ensino superior. O produto educacional tem vocação para capacitação de docentes em relação às metodologias ativas com vistas a gerar conhecimentos práticos dirigidos à solução de problemas específicos junto aos professores. Nesse cenário, foram elaboradas videoaulas direcionadas para metodologias ativas com as temáticas: (i) ensino híbrido; (ii) sala de aula invertida e (iii) aprendizagem baseada em problemas. Diante desse estudo, conclui-se que a formação contínua dos professores por meio das metodologias ativas promove o desenvolvimento pessoal e profissional do docente, sendo que esse processo de desenvolvimento pode ser individual ou em equipe, e envolve experiências e aprendizagens por intermédio das quais os professores podem adquirir ou melhorar seu conhecimento.
Abstract: Active methodologies are teaching strategies that encourage proactivity and personal improvement, moving from learning to memorization for self-training learning and promoting the articulation of learning for autonomy, criticism and interaction. Assuming that the teacher must assume an investigative posture, reflective in their own practice, as they start from the conception of the subject who learns, the guiding question that is established for this thesis was: what is the applicability of active methodologies in the teacher's teacher education university working in the health field? Along with this issue, the objective is to analyze how the university professor, working in the health area, promotes active methodologies in their pedagogical practice. This study was carried out at a private Higher Education Institution, located in the city of Ponta Grossa - Paraná. In this institution, it was decided to choose the health area as the object of study, because it comprises six undergraduate courses, all in the on-site modality. Therefore, the guiding theoretical framework used in this thesis was developed through a literature review that dealt with teaching knowledge and pedagogical training in the area of health and active methodologies, namely: hybrid teaching, inverted classroom and problem-based learning. The main authors used were Mizukami (1986), Shulman (1987; 2014; 2016), Berbel (1998; 2011), Nóvoa (2009), Gauthier (2013), Tardif (2014), Valente (2014), Bacich e Moran (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Horn e Staker (2015), Munhoz (2015), Mattar (2017) e Gatti (2019). In light of the diagnosis revealed at the time of the study carried out with the professors of the researched institution, the educational product was designed, which was called the Didactic Guide for Teacher Education in the area of health: active methodologies in higher education. The educational product is aimed at training teachers in relation to active methodologies with a view to generating practical knowledge aimed at solving specific problems with teachers. In this scenario, video classes were developed aimed at active methodologies with the following themes: (i) hybrid teaching; (ii) inverted classroom and (iii) problem-based learning. Given this study, it is concluded that the continuing education of teachers through active methodologies promotes the personal and professional development of teachers, and this development process can be individual or in a team, involves experiences and learning through which teachers can acquire or improve your knowledge.
Descrição: Acompanha produção técnica: Roteiro didático para formação docente na área da saúde: as metodologias ativas no ensino superior
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26963
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
promocaometodologiasativas.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
roteirodidaticoformacaodocente_produto.pdf18,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons