Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26876
Título: Resolução de problemas e aprendizagem significativa no ensino de Física: objetivos de aprendizagem e processos cognitivos
Título(s) alternativo(s): Problem solving and meaningful learning in Physics teaching: learning objectives and cognitive processes
Autor(es): Dalmollin, Luciano Matheus
Orientador(es): Sutil, Noemi
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Solução de problemas
Livros didáticos
Physics - Study and teaching
Problem-based learning
Problem solving
Textbooks
Data do documento: 17-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DALMOLLIN, Luciano Matheus. Resolução de problemas e aprendizagem significativa no ensino de Física: objetivos de aprendizagem e processos cognitivos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O presente trabalho envolve Ensino de Física na articulação entre resolução de problemas e aprendizagem significativa, em concepção de materiais para avaliação como potencialmente significativos. Dessa forma, neste trabalho, analisam-se processos de resolução de problemas, abrangendo conteúdos de Termodinâmica, considerando pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Taxonomia revisada de Bloom. Os materiais apreciados foram constituídos no âmbito do Programa de Residência Pedagógica de Física, envolvendo ações com estudantes de Curso de Magistério, nível médio, de colégio público paranaense, em 2019. Nesses materiais, foram evidenciados processos cognitivos, associando objetivos de aprendizagem, conforme a referida taxonomia. A proposição de objetivos de aprendizagem em termos de processos cognitivos propiciou a identificação de lacunas referentes à apropriação de conceitos científicos.
Abstract: The present work involves Physics teaching in articulations between problem-solving and meaningful learning, in the conception of materials for evaluation as potentially significant. Thus, in this work, problem-solving processes in Physics, particularly Thermodynamics, are analyzed, considering assumptions of the Theory of Meaningful Learning and Bloom’s revised Taxonomy. The materials considered were constituted within the scope of the Pedagogical Residency Program in Physics, involving actions with students of a Teaching Course, high school, from a Paraná State’s public school, in 2019. In these materials, cognitive processes were evidenced, associating learning objectives, according to the referred taxonomy. The proposition of learning objectives in terms of cognitive processes led to the identification of gaps regarding the appropriation of scientific concepts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26876
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2020_2_05.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.