Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDalmollin, Luciano Matheus-
dc.date.accessioned2021-12-30T21:51:22Z-
dc.date.available2021-12-30T21:51:22Z-
dc.date.issued2021-05-17-
dc.identifier.citationDALMOLLIN, Luciano Matheus. Resolução de problemas e aprendizagem significativa no ensino de Física: objetivos de aprendizagem e processos cognitivos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26876-
dc.description.abstractThe present work involves Physics teaching in articulations between problem-solving and meaningful learning, in the conception of materials for evaluation as potentially significant. Thus, in this work, problem-solving processes in Physics, particularly Thermodynamics, are analyzed, considering assumptions of the Theory of Meaningful Learning and Bloom’s revised Taxonomy. The materials considered were constituted within the scope of the Pedagogical Residency Program in Physics, involving actions with students of a Teaching Course, high school, from a Paraná State’s public school, in 2019. In these materials, cognitive processes were evidenced, associating learning objectives, according to the referred taxonomy. The proposition of learning objectives in terms of cognitive processes led to the identification of gaps regarding the appropriation of scientific concepts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectSolução de problemaspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.titleResolução de problemas e aprendizagem significativa no ensino de Física: objetivos de aprendizagem e processos cognitivospt_BR
dc.title.alternativeProblem solving and meaningful learning in Physics teaching: learning objectives and cognitive processespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho envolve Ensino de Física na articulação entre resolução de problemas e aprendizagem significativa, em concepção de materiais para avaliação como potencialmente significativos. Dessa forma, neste trabalho, analisam-se processos de resolução de problemas, abrangendo conteúdos de Termodinâmica, considerando pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Taxonomia revisada de Bloom. Os materiais apreciados foram constituídos no âmbito do Programa de Residência Pedagógica de Física, envolvendo ações com estudantes de Curso de Magistério, nível médio, de colégio público paranaense, em 2019. Nesses materiais, foram evidenciados processos cognitivos, associando objetivos de aprendizagem, conforme a referida taxonomia. A proposição de objetivos de aprendizagem em termos de processos cognitivos propiciou a identificação de lacunas referentes à apropriação de conceitos científicos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Sutil, Noemi-
dc.contributor.referee1Sutil, Noemi-
dc.contributor.referee2Leite, Álvaro Emílio-
dc.contributor.referee3Florczak, Marcos Antonio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2020_2_05.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.