Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26837
Título: O lúdico aplicado no 1º ano da educação infantil
Título(s) alternativo(s): Playful applied in the 1st year of early childhood education
Autor(es): Albuquerque, Eliane Agnelli
Orientador(es): Sandmann, André
Palavras-chave: Brincadeiras
Estratégias de aprendizagem
Educação
Play
Learning strategies
Education
Data do documento: 16-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ALBUQUERQUE, Eliane Agnelli. O lúdico aplicado no 1º ano da educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O cenário em que a educação brasileira se encontra, levando em consideração avanços e retrocessos, enseja que os educadores repensem técnicas de ensino; buscando alternativas para fazer com que as aulas se tornem mais atrativas e eficazes no processo de assimilação de saberes. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é demonstrar a importância do ensino/aprendizagem do lúdico aplicado no 1º ano da educação infantil. Neste contexto, destaca que os educadores trabalham o lúdico em sala de aula para compartilhar conhecimentos, conhecer regras e buscando o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças. Portanto, o trabalho se desenvolveu através de pesquisa bibliográfica e de questionamentos com os educadores visando contextualizar os jogos/brincadeiras na prática pedagógica da educação infantil. Com base nos questionamentos realizados, observou que trabalhar com o lúdico desde o seu desenvolvimento é uma excelente ferramenta que permite maior flexibilidade e dinamismo no processo de ensino e proporcionando um desenvolvimento prazeroso. O ato de brincar não pode ser visto como um simples passa tempo, mas sim de aperfeiçoar a capacidade de imaginação que cada criança explora o seu mundo de conhecimentos.
Abstract: The scenario in which Brazilian education finds itself, taking into account advances and setbacks, calls for educators to rethink teaching techniques; looking for alternatives to make classes more attractive and effective in the process of assimilation of knowledge. In this sense, the objective of the research is to demonstrate the importance of teaching / learning in play applied in the 1st year of early childhood education. In this context, he points out that educators work in the classroom to share knowledge, learn rules and seek the emotional and intellectual development of children. Therefore, the work was developed through bibliographic research and questioning with the educators in order to contextualize the games / play in the pedagogical practice of early childhood education. Based on the questions asked, he observed that working with play since its development is an excellent tool that allows greater flexibility and dynamism in the teaching process and providing a pleasant development. The act of playing cannot be seen as a simple pass of time, but rather to improve the imagination capacity that each child explores his world of knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26837
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ludicoaplicadoeducacaoinfantil.pdf316,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.