Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26832
Título: Síndrome de down: práticas inclusivas na disciplina de educação física
Título(s) alternativo(s): Down syndrome: inclusive practices in the discipline of physical education
Autor(es): Vujanski, Camila
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Educação inclusiva
Aprendizagem cognitiva
Estratégias de aprendizagem
Inclusive education
Cognitive learning
Learning strategies
Data do documento: 6-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VUJANSKI, Camila. Síndrome de down: práticas inclusivas na disciplina de educação física. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa descritiva sobre a problemática de identificar quais são as práticas inclusivas aplicadas na disciplina de educação física aos alunos com de Síndrome de Down matriculados em uma escola de Goioerê/PR. Visto que, a educação vem atravessando momentos de transformação, onde a inclusão é um dos temas mais abordados na atualidade. E a educação física não fica fora deste processo, pois os profissionais inseridos na área devem estar aptos para receber todos os alunos independente da sua deficiência. Os aspectos cognitivos, motores, sociais, dentre outras capacidades que fazem parte da educação física, devem ser trabalhados da melhor maneira possível, respeitando os limites individuais dos alunos. Podemos perceber que todos têm talentos diferentes, mas todos gostariam de ter oportunidades iguais para desenvolver os seus talentos, pois todos são iguais nas diferenças. Se tratando de uma pesquisa descritiva, foi aplicado aos professores de Educação Física especialistas em Educação Especial que ministram aulas para alunos com síndrome de Down um questionário contendo oito questões abertas. Presume-se que por meio desta pesquisa será possível compreender quais são os métodos utilizados pelos professores, e então, passar a entender como as formas de inclusão podem influenciar na melhora da qualidade de vida dos alunos com Síndrome de Down.
Abstract: This work aims to present the results of descriptive research on the problem of identifying which inclusive practices are applied in the discipline of physical education to students with Down Syndrome enrolled in the school in Goioerê/PR. Since education has been going through moments transformation, where inclusion is one of the most discussed topics today. And physical education is not out of this process, as the professionals in the area must be able to receive all students regardless of their disability. The cognitive, motor, social aspects, among other capacities that are part of physical education, must be worked out in the best possible way, respecting the individual limits of the students. We can see that everyone has different talents, but everyone would like to have equal opportunities to develop their talents, because everyone is equal in differences. In the case of a descriptive research, Physical Education teachers specializing in Special Education who teach classes for students with Down syndrome were administered a questionnaire containing 8 open questions. It is assumed that through this research it will be possible to understand what are the methods used by teachers, and then, to understand how the forms of inclusion can influence the improvement of the quality of life of students with Down Syndrome.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26832
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
praticasinclusivaseducacaofisica.pdf294,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.