Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26827
Título: | A robótica educacional livre como ferramenta didática para o ensino da matemática |
Título(s) alternativo(s): | Free educational robotics as a didactic tool for the teaching of mathematics |
Autor(es): | Corrente, Maria José |
Orientador(es): | Scherpinski, Neusa Idick |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Ensino - Meios auxiliares Estratégias de aprendizagem Mathematics - Study and teaching Teaching - Aids and devices Learning strategies |
Data do documento: | 25-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | CORRENTE, Maria José. A robótica educacional livre como ferramenta didática para o ensino da matemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | Para os nativos digitais, ou seja, para os alunos das gerações mais jovens, a tecnologia educacional ostenta, em uma proposta de robótica pedagógica, o crescimento de um ambiente educacional dinâmico embasado no uso da robótica livre, como de aplicação e prática do conhecimento científico na aprendizagem transdisciplinar e princípios psicopedagógicos do ambiente, inclusive, o enorme poder de sedução ou fascínio que a robótica ou os robôs os exercem, e o interesse dos que estão em formação. O objetivo do trabalho foi o de investigar como o projeto robótica educacional livre, pode ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem, como recurso para auxiliar na formação crítica de um grupo de discentes do Ensino Fundamental, anos finais. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico, para embasamento teórico sobre a utilização da robótica livre (robótica caseira) nas aulas de matemática. A coleta de dados na pesquisa bibliográfica se deu através de pesquisas em livros, documentos impressos internet e artigos. |
Abstract: | For digital natives, that is, for students of younger generations, educational technology boasts, in a proposal of pedagogical robotics, the growth of a dynamic educational environment based on the use of free robotics, as application and practice of scientific knowledge in transdisciplinary learning and psych pedagogical principles of the environment, including the enormous power of seduction or fascination that robotics or robots exercise them, and the interest of those in training. The objective of this study was to investigate how the free educational robotics project can be used in the teaching and learning process as a resource to assist in the critical training of a group of elementary school students, final years. The research was carried out through a bibliographic survey, for theoretical basis on the use of free robotics (home robotics) in mathematics classes. Data collection in bibliographic research was through research in books, printed internet documents and articles. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26827 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
roboticaeducacionalferramentadidatica.pdf | 243,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.