Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26824
Título: O uso das novas tecnologias no ensino de história e geografia
Título(s) alternativo(s): The use of new technologies in the teaching of history and geography
Autor(es): Nascimento, Marcos Martins do
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Aprendizagem cognitiva
Conhecimento e aprendizagem
Educational technology
Cognitive learning
Knowledge and learning
Data do documento: 25-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: NASCIMENTO, Marcos Martins do. O uso das novas tecnologias no ensino de história e geografia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como temática o uso das novas tecnologias no ensino de História e Geografia, pois são recursos importantes para desenvolver as habilidades intelectuais. O aluno pode utilizar esses recursos para registrar suas ideias, opinar e construir conhecimentos. A pesquisa realizada classifica-se como bibliográfica de natureza qualitativa. Dessa forma, sua justificativa pautou-se pela necessidade de se reconhecer a função da tecnologia na educação e o processo de aprendizagem das disciplinas acima referidas. Para tanto, a pesquisa teve como objetivo principal conhecer e compreender o uso dessas novas tecnologias no ensino de história e geografia. Para isso, recorreu-se a várias fontes e estudiosos do assunto. Ao se concluir o trabalho, evidenciou-se a necessidade da articulação entre as disciplinas de História e Geografia e a tecnologia, cabendo ao professor auxiliar os alunos em sua formação nesse novo contexto, possibilitando que desenvolvam coletivamente aspectos inerentes à construção do conhecimento. Para isso, é fundamental que o professor domine o conteúdo a ser ministrado nessas duas disciplinas e que haja interação e socialização entre os alunos e o professor, o que levará o aluno à construção da almejada, aprendizagem significativa.
Abstract: This work had as its theme the use of new technologies in the teaching of History and Geography, because they are important resources to develop intellectual skills. The student can use these resources to record their ideas, give their opinion, and build knowledge. The research is classified as bibliographic of qualitative nature. Thus, its justification was based on the need to recognize the role of technology in education and the learning process of the disciplines mentioned above. To this end, the main objective of the research was to know and understand the use of these new technologies in the teaching of history and geography. For this, several sources and scholars of the subject were used. When completing the work, the need for articulation between the disciplines of History and Geography and technology was evidenced, and it was up to the teacher to assist the students in their formation in this new context, enabling them to collectively develop aspects inherent to the construction of knowledge. For this, it is essential that the teacher master the content to be taught in these two disciplines and that there is interaction and socialization between the students and the teacher, which will lead the student to the construction of the desired meaningful learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26824
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnologiasensinohistoriageografia.pdf272,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.