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Título: Escola e família: implicações no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
Título(s) alternativo(s): School and family: implications in the teaching and learning process
Autor(es): Jacometto, Marcia Gerdz
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Escolas - Organização e administração - Participação dos pais
Análise de interação na educação
Crianças – Desenvolvimento
School management and organization - Parent participation
Interaction analysis in education
Child development
Data do documento: 16-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: JACOMETTO, Marcia Gerdz. Escola e família: implicações no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: O tema desta pesquisa é a relação entre escola e família para promover o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, que envolve a consulta de diversos materiais como livros, artigos, revistas, periódicos e sites. A partir de aportes teóricos verificou-se a importância da parceria entre essas duas instituições como algo necessário para diminuir as dificuldades de aprendizagem na educação infantil. Especificamente foram realizados diálogos com alguns autores que defendem a participação da família na vida escolar dos filhos como agente facilitador para então, entender a função especifica de cada instituição com destaque para a importância da família na escola. O estudo apresenta também os fatores que interferem nas dificuldades de aprendizagem, ressaltando a educação de valores, disciplina, limites, respeito e aspectos sócios educacionais para o enfrentamento dessa problemática. E por fim, destaca o papel da escola na educação e desenvolvimento da criança nessa primeira fase da vida escolar, apontando a inter-relação entre as instituições como escola, família, estado e sociedade civil, por entender que estas são os principais responsáveis para garantir a manutenção do desenvolvimento intelectual e escolar da criança dentro de suas respectivas atribuições.
Abstract: The theme of this research is the relationship between school and family to promote the development of children in early childhood education. It is a qualitative bibliographic search, which involves consulting various materials such as books, articles, magazines, periodicals and websites. Based on theoretical contributions, it was verified the importance of the partnership between these two institutions as something necessary to reduce the learning difficulties in early childhood education. Specifically, dialogues were held with some authors who defend the participation of the family in their children's school life as a facilitating agent so that they can understand the specific role of each institution, with emphasis on the importance of the family at school. The study also presents the factors that interfere in the learning difficulties, emphasizing the education of values, discipline, limits, respect and socio educational aspects to face this problem. Finally, it highlights the role of the school in the education and development of the child in this first phase of school life, pointing out the interrelationship between institutions such as school, family, state and civil society, as it understands that these are the main responsible for ensuring maintaining the child's intellectual and school development within their respective attributions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26815
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